Análise Estratégica: Estudos de futuro no contexto da Inteligência Competitiva

Lançamento do livro “Análise Estratégica: Estudos de Futuro no contexto da Inteligência Competitiva”, de Elaine Marcial, no dia 04 de outubro, a partir da 18:30 h, no Carpe Diem da 104 Sul.

O livro representa o Volume II de uma coleção formada por oito livros sobre Inteligência Competitiva da Thesaurus Editora.

Que organização gostaria de não ser surpreendida pelas mudanças ambientais? Qual executivo que não desejaria dispor da informação certa, na hora certa para apoiar suas decisões? Leia a Coleção Inteligência Competitiva, da Thesaurus Editora, e você encontrará o caminho!

Sobre o livro 

Análise Estratégica: Estudos de futuro no contexto da Inteligência Competitiva

A incerteza ambiental passou as ser uma certeza na vida cotidiana da sociedade da informação. A incerteza não está só presente, mas aumenta na mesma proporção que essa sociedade evolui.

Nesse ambiente, a tomada de decisão tornou-se um grande desafio para os executivos de hoje em dia, independente do local onde atuam, seja em um setor econômico específico ou no Estado. Como tomar decisões e planejar o futuro se o próprio presente se encontra muito incerto e nos surpreende a todo instante?

O profissional de Inteligência tem um grande papel a exercer, nesse contexto. Por meio dos métodos de estudos de futuro, principalmente os de construção de cenários, ele é capaz de identificar os sinais existentes no ambiente e, pautado na intuição informada, antecipar movimentos que poderão ocorrer, imaginar o inusitado e evitar que a organização seja surpreendida.

Os estudos de futuro fazem parte do dia a dia do profissional de Inteligência e é seu dever produzir informações que evitem que as organizações sejam surpreendidas, mesmo em ambientes de grande incerteza. Para tanto, é necessário analisar os impactos das informações produzidas sobre o futuro e propor ações. A Inteligência produzida deve apoiar tanto as decisões de curto, quanto às de médio e longo prazo e conduzir a organização à ação.

O livro Análise Estratégica: Estudos de futuro no contexto da Inteligência Competitiva oferece ao público em geral e, em especial, aos executivos e aos profissionais que atuam nas áreas de Inteligência Competitiva, estratégia, marketing, gestão de risco, engenharia de produção e biblioteconomia esclarecimentos sobre o que são os estudos de futuro, seus métodos e sua relação com a atividade de Inteligência Competitiva.

Por meio de uma abordagem teórica e prática, que integra essas duas áreas, mostra como produzir informação acionável que apóie o processo decisório e conduza a organização a se uma construtora do futuro.

Seja você também um construtor do futuro! Produza Inteligência e aja!

Fonte: Elaine Marcial

Leave a comment