BlogCasos decorrem da experiência de ensino com Prof. Victor Almeida, professor do Instituto COPPEAD de Administração UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, na ESPM, sobre o Método do Caso, conhecido pela sua secular aplicação na Harvard Business School.
BlogCasos serão relatos de situações enfrentadas por organizações.
A relevância de um BlogCaso está relacionada a possibilidade de discussão da “situação” relatada no caso utilizando-se o instrumental teórico que se pretende trabalhar em sala de aula.
Logo, a importância de um BlogCaso está ligada a possibilidade de inserção do caso na programação da disciplina Inteligência Competitiva.
Vale lembrar que o BlogCaso se destina tão somente a discussão em sala de aula, não pretendendo demonstrar práticas gerenciais eficazes ou não. O BlogCaso será postado na maioria das vezes exclusivamente a partir de dados secundários, sendo indicado a ou as fontes originais de sua ou suas publicações.
Quando de fontes primárias, elas serão consultadas quanto a divulgação ou não de seus respectivos nomes para divulgação.
Leia mais sobre O Método do Caso e A Central de Cases ESPM, aqui.
Pingback: BlogCaso Mkt: Nos EUA, homens cuidam da beleza para serem mais competitivos no mercado de trabalho | Inteligência Competitiva e Gestão por Alfredo Passos
Pingback: BlogCaso: Em Wall Street, ao contrário do que ocorre nos sites de relacionamento, ser popular não basta | Social media
Pingback: Inteligência Competitiva Automóveis: Mercado, Eventos e Comerciais 2011 | Inteligência Competitiva e Gestão por Alfredo Passos
Pingback: BlogCaso: Bancos derrubam tarifas para ganhar funcionário público | Inteligência Competitiva e Gestão por Alfredo Passos
Pingback: BlogCaso Oswaldo Cruz 4SX: Cresce a busca por cosméticos orgânicos e naturais | Inteligência Competitiva por Alfredo Passos