2.Sobre este Blog

Posts sobre Inteligência Competitiva, que segundo Kahaner (1996), citado pelo Professor Jerry Miller em O Milênio da Inteligência Competitiva, Bookman, 2002, é um imperativo devido a fatores como a velocidade dos processos de negócios, a sobrecarga de informações, o crescimento global do processo competitivo com o surgimento de novos participantes, a concorrência cada vez mais agressiva, as rápidas mudanças tecnológicas e as transformações acarretadas pela entrada em cena global de entidades como a União Européia (UE) e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

Ainda neste Blog, posts sobre os objetivos do processo de Inteligência. A inteligência estratégica, por exemplo, põe em relevo seu relacionamento com a tomada de decisões estratégicas e com a comercialização e ou desenvolvimento dos produtos.

A inteligência do mundo dos negócios incorpora a monitoração de uma ampla gama de fatos novos ao longo do ambiente ou mercados externos de uma organização e seus negócios.

A inteligência competitiva concentra-se nas perspectivas atuais e potenciais quanto a pontos fortes, fracos e nas atividades de organizações que tenham produtos ou serviços similares dentro de um setor da economia.

A inteligência concorrente serve para desenhar o perfil de uma organização específica. Qualquer que seja o seu foco, o processo de inteligência passa por fases como:

  • A identificação dos responsáveis pelas principais decisões e suas necessidades em matéria de inteligência;
  • A coleta de informações;
  • A análise da informação e sua transformação em inteligência;
  • A disseminação da inteligência entre os responsáveis pelas decisões.

A situação atual da inteligência como profissão

No livro citado acima e fonte deste texto, Professor Miller pergunta: “que empresas estão usando e fazendo inteligência?”

Sua resposta publicada no livro orginal em 2000, é exatamente a sitaução que vivemos no Brasil neste início de século XXI, ou seja, em 2008. Ainda a maioria dos gerentes reúne informação, e alguns a analisam. Empresas de setores altamente competitivos tendem a estabelecer um processo mais formal de inteligência. Companhias que desenvolvem novos mercados, produtos, serviços e/ou processos de negócios baseiam seus movimentos num volume muito grande de inteligência.

Na maioria dos casos, as empresas que mantiveram sua fatia de mercado e seu desempenho ao longo da última década foram aquelas que agiram com inteligência – embora não seja esta uma regra sem exceções, afirma o Prof. Miller.

Autor – Alfredo Passos, especialista na coleta e fornecimento de Inteliência relacionados a compreensão da estratégia, da estrutura de custos, dos modelos de precificação, bem como da comunicação mercadológica das empresas que concorrem no mercado.

Bom dia e bom trabalho.

Advertisements

6 thoughts on “2.Sobre este Blog”

  1. Hello,

    We have looked through your site and noticed that you have a “Jobs” section in which several job sites were listed.

    We would like to recommend the addition of our site Careerjet (www.careerjet.com), an employment search engine for the USA. In one simple search, Careerjet gives the job seeker access to a massive selection of jobs that are compiled from various internet sources, saving the trouble of having to visit each site individually.

    Some of our embeddable tools might be of interest to you:
    JobBox – see http://www.careerjet.com/partners/jobbox.html
    SearchBox – see http://www.careerjet.com/partners/searchbox.html

    We hope this site will interest you and can be included in your listings.

    Thank you.

    Kind regards,

    Emily Kovak
    emily@careerjet.com

    Like

  2. Boa tarde!

    Queria sugerir para a sua lista de links aqui e nos outros blogs que tem um novo directório de artigos em Português – http:www.superartigos.com.
    Também o quero convidar para publicar o seu trabalho no nosso site.

    Obrigada!

    Like

  3. Professor, parabéns pelo blog.

    Obs.: Estou no seu curso de CI – de extensão da espm – e talvez precise de sua ajuda, o grupo do qual faço parte ficou com meu email mas talvez esteja com o endereço errado, comecei a fazer a coleta de info. e precisava compartilhar por email com o grupo (Niely).
    Atenciosamente,
    Fernanda

    Like

  4. Hi,
    I wanted to inform you that the redirects from booz.com have now ceased working as we lost ownership of the domain, meaning you have now ended-up with broken links on your website. (The booz.com website has permanently moved to strategyand.pwc.com). You can update your incorrect links as follows:
    Find: booz.com
    Replace with: strategyand.pwc.com

    Google is reporting that these pages of your website still have links pointing to booz.com:
    https://alfredopassos.wordpress.com/2013/11/02/
    https://alfredopassos.wordpress.com/2013/11/02/inteligencia-competitivasinais-de-mercado-investimento-em-inovacao-cai-entre-empresas-brasileiras/
    https://alfredopassos.wordpress.com/2013/11/page/5/
    https://alfredopassos.wordpress.com/tag/booz-company-6/
    Please let me know if you require any assistance updating these links.
    NB If Google has yet to update its cache on these pages and you have already made the appropriate changes then please disregard this email.
    Many thanks,
    Luke Rees
    Strategy&
    Formerly Booz & Company
    Direct: +44 800 019 6813
    PwC Strategy& (UK) Ltd.
    7 More London, Riverside, London SE1 2RT

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s