4.O que é IC?

É um programa sistemático de coleta é análise da informação sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais dos negócios, visando atingir as metas da empresa.

Mais informações sobre Inteligencia Competitiva você encontra no site da Strategic and Competitive Intelligence Professionals – SCIP, USA (www.scip.org).

Fonte: KAHANER, Larry. Competititve Intelligence: how to gather, analyze, and use information to move your business to the top. New York: Simon & Schuster, 1997.

Muitos estudantes de graduação e pós-graduação, estão se interessando em estudar com mais profundidade o campo da Inteligência Competitiva.

Apenas como referência inicial, seguem alguns livros que podem ajudar, quem está iniciando este caminho. Existem muitos mais, gradualmente vou incorporá-los à lista.

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 4º ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

FLEISHER, Craig S. An introduction to the management and practice of competitive intelligence CI. In: FLEISHER, Craig S. BLENKHORN, David L. Managing Frontiers in Competitive Intelligence. Westport: Quorum Books, 2001.

PRESCOTT, John E.; MILLER, S. H. Inteligência competitiva na prática: técnicas e práticas bem sucedidas para conquistar mercados. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

SANDMAN, Michael A. Técnicas e modelos analíticos. In: MILLER, Jerrry P. O milênio da inteligência competitiva. Porto Alegre: Bookmam, 2002. p.93

McGONAGLE, John J.; VELLA, Carolyn M. Bottom Line Competitive Intelligence. Westport: Quorum Books, 2002.

PASSOS, Alfredo; MARTINI, Sandra; CUNHA, Telma. E a concorrência… não levou!: inteligência competitiva para gerar novos negócios empresariais. São Paulo: LCTE, 2006.

PASSOS, Alfredo. Inteligência competitiva: como fazer IC acontecer na sua empresa. São Paulo: LCTE, 2005.

PENOYER, Ron. Know the Competition: Communication World: San Francisco; vol.19, n.6, p.16-20, oct/nov, 2002.

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

REZENDE, Yara. Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. Ci. Inf., Brasília, v.31, n. 1, p. 75-83, jan./abr. 2002.

TEIXEIRA FILHO, Jayme. Gerenciamento conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento de negócios. Rio de Janeiro: SENAC, 2000.

TYSON, Kirk W. M. The Complete Guide to Competitive Intelligence. Division of Kirk Tyson Associates: Chigago, 1998.

WEST, Chris. Competitive Intelligence. Palgrave: New York, 2001.

Comunidade  sobre Inteligência Competitiva – Competitive Intelligence

LinkedIn Group: Competitive Intelligence Professionals

Artigos sobre Inteligencia Competitiva (autor: Alfredo Passos):

  1. Administradores
  2. Baguete

Websites para busca de empregos

Hello,

We have looked through your site and noticed that you have a “Jobs” section in which several job sites were listed.

We would like to recommend the addition of our site Careerjet (http://www.careerjet.com), an employment search engine for the USA. In one simple search, Careerjet gives the job seeker access to a massive selection of jobs that are compiled from various internet sources, saving the trouble of having to visit each site individually.

Some of our embeddable tools might be of interest to you:
JobBox – see http://www.careerjet.com/partners/jobbox.html
SearchBox – see http://www.careerjet.com/partners/searchbox.html

We hope this site will interest you and can be included in your listings.

Thank you.

Kind regards,

Emily Kovak

Source: Prof. Alfredo Passos, 2009, Twitter. 

Deixe um comentário

9 Comentários

  1. Inteligência competitiva trabalha com a matéria prima mais valiosa da atualidade, “conhecimento”.
    A aplicação de Inteligência competitiva aos negócios, sejam eles publicos ou privados, é umna poderosa ferramenta, agregando dados, informações, conhecimento e inteligência para o alcance de metas e resultados.

    Curtir

    Responder
  2. Juliane Alcácio

     /  09/02/2009

    Gostaria de parabenizar o site, leio todos os dias. Os arquivos são bem elaborados e atuais. O site me interessa bastante, sempre fico por dentro do que está acontecendo atualmente na área da Inteligência Competitiva que foca bastante a àrea de Comunicação e Marketing que tenho muito interesse, pretendo fazer minha especialização na área do marketing/consultoria. Gostaria de saber como se existe algum email para tirar dúvidas.
    Obrigada pela atenção.

    Curtir

    Responder
  3. Caros amigos

    Como faço para acessar/obter mais informações sobre inteligência competitiva?
    Esse tipo de inteligência tem uso numa empresa pública federal, no caso a Fund.Joaquim Nabuco?

    Curtir

    Responder
  4. O blog do Alfredo é muito bacana com ótimas informações sobre o mundo da Inteligência Competitiva, uma tendencia mundial, mas acredito que no Brasil,a IC ainda tem muito a se desenvolver em relação as empresas….

    Curtir

    Responder
  5. Fausto

     /  19/10/2009

    O que e feito com o ser humano ? Ele esta cada ves mais longe do que é diminuir custo. trabalhar com responsabilidade . Pergunto! O que esta cendo feito.

    Curtir

    Responder
  6. Inteligência competitiva, ou Inteligência de Mercado, é uma ferramenta poderosa, pois trabalha com o “conhecimento tecnico e estatístico de alguma coisa”.
    Com essa facilidade, vc pode tomar decisões de forma mais acertiva.
    Com menos custo e menos perda de tempo. Ou vai em frente ou tira logo da frente.

    Curtir

    Responder
  7. idenises pererira

     /  27/06/2015

    muito bom adorei saber sobre esse assunto inteligência competitiva

    Curtir

    Responder
  1. Vantagem Competitiva é igual ao Modelo VRIO: Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização | blog dotaround
  2. O que é Inteligência Competitiva? | Inteligência Competitiva por Alfredo Passos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: