Sentada num sofá imitando couro preto, Zaida Hernández conversa com sua amiga Ana no King’s Pub, na Cidade do México. O ambiente é pouco iluminado, a música é alta e a oferta especial da noite é de pizza e frozen mojitos, servidos numa ampla taça de martíni.

Mas Hernández, uma estudante de design de rosto redondo, não está tomando nenhum mojito. Ela está bebendo a cerveja Duff Beer, a preferida de Homer Simpson.

“Estávamos buscando algo diferente”, disse ela, olhando com atenção o rótulo, que é praticamente o mesmo que aparece nas latas do desenho animado. “Quando alguém oferece Duff para você, acho que você basicamente tem que experimentar.”

A cerveja é produzida em Tijuana por uma companhia chamada Simpson’s Brewing Company, o que é uma coincidência, enfatiza Contreras.

Ele diz que as vendas na Europa, onde ele lançou a cerveja, agora variam entre 25 e 30 contêineres por mês – um contêiner comporta 1.716 caixas de 24 garrafas cada – comparado aos seis que vendia quando começou, em 2006.

No México, as vendas aumentaram de dois contêineres por mês, quando ele começou a produção, para cerca de dez no começo deste ano.

Esse crescimento é impressionante, dado que Contreras não gastou quase nada em publicidade. Mas como diz Javier Suarez, gerente do King’s Pub: “No momento em que oferecemos aos fregueses a Duff Beer dos Simpsons, eles praticamente arrancam-na das nossas mãos.”

Mas a mesma razão para o sucesso da bebida também pode ser um obstáculo. A maioria dos consumidores sabe que a bebida ficcional é uma paródia do tipo de cerveja produzida em massa e encontrada em todo o território dos Estados Unidos. Além disso, seu consumidor mais famoso dificilmente é um modelo de comportamento para a maioria das pessoas. E Contreras admite: “Adoramos Homer, mas não necessariamente queremos ser como ele. Meu maior medo é que as pessoas comprem Duff Beer só uma vez para guardar a garrafa.”

Contreras diz que o próximo passo é começar a produzir a Duff em latas, como as que Homer bebe. A ideia é fazer uma produção inicial de 300 mil latas no México. Ele investiu cerca de US$ 400 mil (R$ 691 mil) para colocá-las no mercado, e a cervejaria de Tijuana investiu mais US$ 1,1 milhão (R$ 1,9 milhão). Contreras também pretende estabelecer 35 bares em todo o México onde venderá a cerveja.

Fonte: Adam Tomson, Financial Times, UOL/Tradução Eloise De Vylder. Leia mais ao clicar aqui.

3 respostas para “Empresário mexicano dá vida à cerveja favorita de Homer Simpson”.

  1. Avatar de Ganhar Dinheiro

    Muito interessante, mas será que isso não levanta questões judiciais por parte dos produtores dos Simpsons?? Eu sempre me perguntei por que é que ninguém havia criado essa marca de cerveja ainda….

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  2. Avatar de Elvis Brown
    Elvis Brown

    muito bacana mesmo este artigo…

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  3. Avatar de Como Ganhar Dinheiro Na Internet

    Essa idéia foi ótima…
    Quero tomar esta cerveja!!!

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Alfredo Passos

Partner da Atelier Brasil, Competitive Intelligence Professional, autor: A VIRADA – Programa de Aceleração de Vendas – PAV, metodologia exclusiva da Atelier Brasil Serviços e Soluções.

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