O Reportei, ferramenta de relatórios de marketing digital, com foco em mídias sociais, separou nesse post 15 cursos de marketing digital para sua carreira deslanchar. Mas, calma que o melhor vem agora: são todos GRATUITOS e a maioria deles oferece certificado de conclusão! 

O profissional de marketing digital deve ser uma figura dinâmica, independente da fase em que esteja na carreira: desde os primeiros trabalhos como estagiário ou freelancer, é importante buscar entender um pouco de tudo, pois são diversos os termos, aplicações e estratégias que formam o universo do marketing digital.

Essa nova forma de atrair negócios está em constante atualização, mas, no dia a dia de quem a exerce, pode faltar tempo para aprender novos assuntos ou atualizar os conhecimentos já adquiridos. Existem na internet diversos cursos de marketing digital que podem ser uma solução prática para quem quer dar aquele “up” no currículo, mesmo com uma rotina atribulada.

Alguns cursos online já estão estabelecidos no mercado, como, por exemplo, os da Rock Content e HubSpot. Dependendo da cidade ou empresa em que você está procurando emprego, certas certificações já são pré-requisito para se candidatar. Por isso, é sempre bom garantir esse diferencial na frente dos seus concorrentes!

Cursos de Marketing Digital introdutórios e gratuitos

Pode ser que você esteja lendo esse post sem necessariamente ser um profissional da área. Sem problemas! Comece por aqui se quiser conhecer os principais termos e as etapas mais importantes de uma estratégia de marketing digital.

1. Marketing Digital – Prime Cursos

Por ter uma carga horária mais extensa, esse curso pode ser um interessante ponto de partida. A linguagem simples – mas explicada em detalhes – facilita o primeiro contato com todas as possibilidades do marketing digital.

Duração: 15 horas (10 aulas). Inscrições: clique aqui.

2. Inbound Marketing – Rock Content

Um dos mais novos cursos gratuitos da Rock Content, empresa referência em marketing digital no Brasil. Além de introduzir a metodologia, o curso foca na atração, conversão, nutrição e encantamento de clientes.

Duração: 5 horas (9 aulas). Inscrições: clique aqui.

3. Inbound – HubSpot

Uma das empresas pioneiras em inbound no exterior, a HubSpot também oferece um curso introdutório. A única desvantagem é para aqueles que não dominam bem o inglês: o curso não possui mais as versões legendadas em português.

Duração: 3 horas (5 aulas). Inscrições: clique aqui.

4. Introdução ao Marketing para Empreendedores – Endeavor

Mais uma opção para iniciantes na área, porém, voltada para os empreendedores. Aqui você vai aprender como posicionar a sua marca ou empresa, criar diferentes tipos de publicidade, atrair clientes e fechar mais vendas. Não possui certificação.

Duração: 4,5 horas (5 aulas). Inscrições: clique aqui.

Redes Sociais e Ads

As redes sociais oferecem alcance e visibilidade (seja ela paga ou não). Quem trabalha com marketing, em algum momento, vai ter contato com redes sociais, por isso, é interessante conhecer aos menos seus conceitos básicos. Separamos opções de cursos introdutórios até os mais avançados.

5. Noções básicas de Redes Sociais – Google Ateliê Digital

Porque não estudar com uma das maiores empresas de tecnologia? Nesse curso gratuito da Google você aprende as noções básicas de cada rede, quais você deve escolher para o seu projeto e como fazer os cadastros.

Duração: 0,5 hora (4 aulas). Inscrições: clique aqui.

6. Plano de Redes Sociais – Google Ateliê Digital

Crie um plano de publicações em redes sociais eficaz com base na análise de dados. Destaque para a lição com os erros mais comuns nas redes e como evitá-los. O certificado é emitido após o usuário completar todos os tópicos do Ateliê Digital.

Duração: 0,5 hora (4 aulas). Inscrições: clique aqui.

7. Introdução ao Facebook Ads – HubSpot

Uma certificação bem rápida que vai te ensinar como otimizar propagandas no Facebook Ads, delimitar sua audiência de maneira correta e medir seu retorno de investimento. Em inglês.

Duração: 1,5 horas (3 aulas). Inscrições: clique aqui.

8. Analytics para iniciantes – Google

Esse curso é oferecido gratuitamente pela própria Google. Aprenda desde os primeiros passos – como criar uma conta, personalizar o layout do Analytics – até analisar suas primeiras campanhas. Legendado em português.

Duração: Não delimitado (4 aulas). Inscrições: clique aqui.

9. Curso avançado de Analytics – Google

Versão mais avançada do curso anterior. Se você já tem experiência com Analytics ou quer complementar os conhecimentos do curso básico, escolha essa opção. Legendado em português.

Duração: Não delimitado (4 aulas). Inscrições: clique aqui.

Está gostando dos cursos de marketing digital indicados? Trabalha como social media? Temos 5 livros bem interessantes para te indicar! Confira essa e outras dicas no blog do Reportei.

SEO

SEO – Search Engine Optimization (em português: otimização para motores de busca) – é um dos pilares do marketing inbound. Se você produz conteúdo, ele deve ser otimizado durante ou após a produção para que alcance mais pessoas de maneira direcionada.

10. Curso de SEO – Eduk.me

Entenda de forma simples e direta o funcionamento dos buscadores da web e melhore o posicionamento do seu conteúdo. O curso é grátis, porém a certificação deve ser paga à parte.

Duração: Não informada. Inscrições: clique aqui.

11. SEO Básico – Prime Cursos

Mais indicado para desenvolvedores e web designers, esse curso de SEO ensina como selecionar um nicho e suas palavras-chave, conseguir um domínio e hospedagem, configurar o WordPress, configurar backlinks e o SEO on-page.

Duração: 20 horas. Inscrições: clique aqui.

12. SEO Toolkit Course – SEMrush

O SEMrush é um premiado software que inclui informações de tráfego de sites, pesquisa de palavras-chave e outros dados relacionados a SEO. Muito utilizado nas agências, pode ser que um dia você precise aprender como trabalhar com ele. Em inglês.

Duração: 3 horas (14 aulas). Inscrições: clique aqui.

Produção de Conteúdo

No inbound, podemos dizer que tudo começa com o conteúdo. É por meio dele que o visitante vai conhecer a sua empresa e também o seu produto. Aprenda com esses cursos como fazer um conteúdo atrativo e que funcione para cada tipo de cliente que se encontra em diferentes estágios de compra.

13. Produção de Conteúdo para Web 2.0 – Rock Content

Acompanhando as constantes mudanças do mercado, a Rock Content reformulou alguns dos seus cursos no ano passado. As lições aqui cobrem toda a parte de planejar, produzir e revisar os conteúdos da sua estratégia.

Duração: 2,5 horas (7 aulas). Inscrições: clique aqui.

14. E-mail Marketing – HubSpot

O e-mail é um dos canais de marketing digital que possuem melhor retorno sobre o investimento. Aprenda tudo sobre e-mail marketing com essa certificação avançada da HubSpot e ainda aproveite para treinar o seu listening! Curso 100% em inglês.

Duração: 3,5 horas (9 aulas). Inscrições: clique aqui.

15. Marketing de Conteúdo 2.0 – Rock Content

Mais um dos cursos reformulados pela empresa no ano passado. Apresentado pelo cofundador Vitor Peçanha, o curso ensina os métodos dos experts para gerenciar uma estratégia do começo ao fim. (Ah, vale lembrar que todas as certificações da Rock Content têm validade de 1 ano).

Duração: 4 horas (10 aulas). Inscrições: clique aqui.

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Alfredo Passos

Partner da Atelier Brasil, Competitive Intelligence Professional, autor: A VIRADA – Programa de Aceleração de Vendas – PAV, metodologia exclusiva da Atelier Brasil Serviços e Soluções.

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