O que é Inteligência Competitiva – IC?

image

É um programa sistemático de coleta e análise da informação sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais dos negócios, visando atingir as metas da empresa.

Mais informações sobre Inteligência Competitiva você encontra no site da Strategic and Competitive Intelligence Professionals – SCIP, USA (www.scip.org).

Fonte: KAHANER, Larry. Competititve Intelligence: how to gather, analyze, and use information to move your business to the top. New York: Simon & Schuster, 1997.

Muitos estudantes de graduação e pós-graduação, estão se interessando em estudar com mais profundidade o campo da Inteligência Competitiva.

Apenas como referência inicial, seguem alguns livros que podem ajudar, quem está iniciando este caminho. Existem muitos mais, gradualmente vou incorporá-los à lista.

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 4º ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

FLEISHER, Craig S. An introduction to the management and practice of competitive intelligence CI. In: FLEISHER, Craig S. BLENKHORN, David L. Managing Frontiers in Competitive Intelligence. Westport: Quorum Books, 2001.

PRESCOTT, John E.; MILLER, S. H. Inteligência competitiva na prática: técnicas e práticas bem sucedidas para conquistar mercados. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

SANDMAN, Michael A. Técnicas e modelos analíticos. In: MILLER, Jerrry P. O milênio da inteligência competitiva. Porto Alegre: Bookmam, 2002. p.93

McGONAGLE, John J.; VELLA, Carolyn M. Bottom Line Competitive Intelligence. Westport: Quorum Books, 2002.

PASSOS, Alfredo; MARTINI, Sandra; CUNHA, Telma. E a concorrência… não levou!: inteligência competitiva para gerar novos negócios empresariais. São Paulo: LCTE, 2006.

PASSOS, Alfredo. Inteligência competitiva: como fazer IC acontecer na sua empresa. São Paulo: LCTE, 2005.

PENOYER, Ron. Know the Competition: Communication World: San Francisco; vol.19, n.6, p.16-20, oct/nov, 2002.

PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

REZENDE, Yara. Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. Ci. Inf., Brasília, v.31, n. 1, p. 75-83, jan./abr. 2002.

TEIXEIRA FILHO, Jayme. Gerenciamento conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento de negócios. Rio de Janeiro: SENAC, 2000.

TYSON, Kirk W. M. The Complete Guide to Competitive Intelligence. Division of Kirk Tyson Associates: Chigago, 1998.

WEST, Chris. Competitive Intelligence. Palgrave: New York, 2001.

LinkedIn Group: Competitive Intelligence Professionals

Artigos sobre Inteligencia Competitiva (autor: Alfredo Passos):

  1. Administradores
  2. Baguete

9 thoughts on “O que é Inteligência Competitiva – IC?

  1. Inteligência competitiva trabalha com a matéria prima mais valiosa da atualidade, “conhecimento”.
    A aplicação de Inteligência competitiva aos negócios, sejam eles publicos ou privados, é umna poderosa ferramenta, agregando dados, informações, conhecimento e inteligência para o alcance de metas e resultados.

    Like

  2. Gostaria de parabenizar o site, leio todos os dias. Os arquivos são bem elaborados e atuais. O site me interessa bastante, sempre fico por dentro do que está acontecendo atualmente na área da Inteligência Competitiva que foca bastante a àrea de Comunicação e Marketing que tenho muito interesse, pretendo fazer minha especialização na área do marketing/consultoria. Gostaria de saber como se existe algum email para tirar dúvidas.
    Obrigada pela atenção.

    Like

  3. O blog do Alfredo é muito bacana com ótimas informações sobre o mundo da Inteligência Competitiva, uma tendencia mundial, mas acredito que no Brasil,a IC ainda tem muito a se desenvolver em relação as empresas….

    Like

  4. O que e feito com o ser humano ? Ele esta cada ves mais longe do que é diminuir custo. trabalhar com responsabilidade . Pergunto! O que esta cendo feito.

    Like

  5. Pingback: Vantagem Competitiva é igual ao Modelo VRIO: Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização | blog dotaround

  6. Inteligência competitiva, ou Inteligência de Mercado, é uma ferramenta poderosa, pois trabalha com o “conhecimento tecnico e estatístico de alguma coisa”.
    Com essa facilidade, vc pode tomar decisões de forma mais acertiva.
    Com menos custo e menos perda de tempo. Ou vai em frente ou tira logo da frente.

    Like

  7. Pingback: O que é Inteligência Competitiva? | Inteligência Competitiva por Alfredo Passos

Leave a comment