Exame é a principal fonte de ESG no Brasil

BITESESG EXAME

No primeiro trimestre do ano, a mídia brasileira foi responsável por 46% dos artigos publicados sobre a agenda de ESG no mundo, considerando sites em espanhol e inglês. Os veículos online do País ficaram com 60% do volume de 204 mil interações (comentários, compartilhamentos e curtidas) ocorridas em todos os 2.187 textos produzidos em torno do tema.

O site da revista Exame foi quem mais tratou do tema com 51 textos e 42 mil interações, o equivalente a 21% das interações nos conteúdos produzidos por jornalistas de 90 sites no mundo.

No campo de ESG, a Exame, que pertence ao banco BTG, está liderando a narrativa na mídia nacional, mas a revista Infomoney, que tem como acionista a XP Investimento, absorve 23% do tráfego gerado mensalmente por quem busca pela palavra-chave ESG no Google Brasil, considerando os últimos 12 meses.

No período que vai de janeiro a 31 de março, a Infomoney produziu 10 textos em torno do assunto e alcançou 2.700 interações. Na disputa pela audiência, a publicação da XP registrou 18 milhões de visitas em março passado, segundo o Sistema Analítico BITES. A Exame alcançou 13 milhões de visitas.

Como a discussão sobre ESG no Brasil ainda provoca muitas dúvidas na opinião pública digital em função da ausência de porta-vozes qualificados no mundo corporativo, a Exame percebeu a oportunidade e está com várias frentes nessa área. Uma delas é um curso na Exame Academy que custa R$ 350 que promete ensinar tudo sobre ESG.

Além disso, a publicação produz com bastante frequência reportagens em torno do tema na editoria Exame Invest. A Infomoney tem uma dinâmica parecida, mas sua produção é menor do que a concorrente, como mostra o levantamento do primeiro trimestre.

Na jornada do ESG na mídia brasileira, Exame e Infomoney foram seguidas nesse período pela versão local da Forbes (25 artigos), Época Negócios (16), O Estado de S. Paulo (13) e o site da área jurídica Consultor Jurídico (11).

Em inglês, a liderança de janeiro a março ficou com a área de finanças do portal Yahoo! (17 textos), o Wall Street Journal (12) e o site Barrons (6). Em espanhol, a liderança foi da página espanhola Estrategias de Inversion com 7 artigos.

Fonte: BITESESG

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s