E POR OLHAR TUDO, NADA VIA

Este livro – de gênero inclassificável e que em suas mais de duzentas páginas possui apenas um único parágrafo – inicia-se e é movido pela seguinte pergunta: “Ao ler as notícias, como decidir o que é mais importante?” A partir daí, nesse universo cheio de novidades, a escritora mexicana Margo Glantz faz uma viagem pelo mundo e por suas emoções (tanto as profundas, eco da memória, quanto as banais, dos burburinhos cotidianos), e nos mostra através de um mosaico ora trágico ora cômico a complexa tarefa que enfrenta o indivíduo que quer se estabelecer no mundo e, pior ainda, entender o que está acontecendo ao seu redor.

Um dos grandes problemas trazidos pela proliferação de discursos nas redes sociais é que parecemos viver em um mundo em que todos falam e ninguém ouve. A torrente de informações que circula diante de nossos olhos todos os dias, sejam verdadeiras ou falsas, inibe a possibilidade de pesar o contexto, o pano de fundo e as implicações do que lemos.

Em E por olhar tudo, nada via, Glantz recorre a uma das maiores marcas de sua obra narrativa: a escrita fragmentária. Herdeira de uma tradição que vai de Walter Benjamin a David Markson, a escritora mexicana coloca na mesma página os horrores do ISIS e os vícios de Charlie Sheen; o exílio dos beija-flores de seu jardim e as consequências do ecocídio que ocorre em escala planetária; os aforismos de Kafka e relatos terríveis de feminicídios no México e outros países ao redor do mundo; a descoberta de um sistema solar próximo ao nosso e a extinção das abelhas.

Usando sua sensibilidade e erudição como pontas de lança, Glantz nos oferece uma colagem de emoções, imagens, dados e reflexões que em seu eco estrondoso nos obriga a parar ao longo do caminho para refletir sobre a melhor maneira de continuar na árdua tarefa de caminhar por este mundo.

DADOS DO PRODUTO

título: E POR OLHAR TUDO, NADA VIA – 1ªED.(2021)
título original: Y por mirarlo todo, nada veia
isbn: 9786586279184
segmento específico: LITERATURA MEXICANA
idioma: Português
encadernação: Brochura
formato: 13,3 x 19 x 1,3
páginas: 240
coleção: NOS.OTRAS
ano de edição: 2021
ano copyright: 2021
edição: 1ª

autor: Margo Glantz
tradutor: Paloma Vidal
prefácio: Adriana Kanzepolsky

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s