Novo Grupo de Excelência dá início às suas atividades em webinar

Em dezembro de 2020, um novo Grupo de Excelência voltado à temática Inteligência Competitiva passou a integrar o Centro do Conhecimento do CRA-SP. Coordenado pelo administrador Alfredo Passos, o grupo, que conta com 17 membros, tem o objetivo de divulgar as práticas profissionais, pesquisas, livros e artigos científicos sobre Inteligência Competitiva, bem como assuntos correlatos aos temas, por meio de seminários, workshops, palestras e publicações, resultantes de apresentações dos membros do grupo e de convidados.

Para promover o lançamento oficial do Grupo de Excelência em Inteligência Competitiva – GEIC, a equipe realizou no dia 18 de março o webinar “Inteligência Competitiva e Uso de Dados”, que foi transmitido ao vivo pelo Canal A Serviço da Administração, no Youtube.  

A introdução do evento, que reuniu mais de 1.200 pessoas durante a sua exibição ao vivo, foi feita pelo vice-coordenador do grupo, Adm. Agnaldo Antônio dos Santos, que afirmou que a Inteligência Competitiva e Inteligência de Mercado estão se tornando essenciais para os administradores, pois elas contribuem no processo de levantamento e aplicação de informações dentro da atuação de mercado, antecipando tendências e identificando oportunidades. “Elas servem como um direcionamento para qualquer negócio que deseja atingir o público-alvo de maneira satisfatória e, ainda, promover um direcionamento das estratégias que serão adotadas ao ponto de ultrapassar os concorrentes”, disse. 

Na sequência, o coordenador do GEIC assumiu a palavra e levantou a questão sobre a perspectiva dos CEOs em tempos de pandemia. Ele apontou que os presidentes estão otimistas e acreditam que a economia será mais forte no Brasil, apesar de tudo o que está acontecendo. “Nos riscos estratégicos, os presidentes estão olhando as ameaças cibernéticas, os vazamentos de dados, os distúrbios na cadeia de abastecimento, as mudanças climáticas e os danos ambientais. Eles apostam ser importantes nesse período a questão da automação para aumentar a produtividade, a maior atenção às competências das pessoas e a adaptação da força de trabalho”, explanou Passos.

Para falar sobre a revolução da análise dos dados nos últimos anos, o webinar contou com a participação especial de Fábio Rios, um dos pioneiros na área de Inteligência no Brasil e na implantação de inúmeros projetos bem-sucedidos para renomadas empresas e marcas.

Em sua apresentação, Rios, que é mestre em Administração de Empresas com ênfase em Sistemas de Informação, revelou que quando precisou lidar com a necessidade de analisar dados maiores, ele recorreu à metodologia de Inteligência Competitiva, desenvolvida pelas doutoras Elisabeth Gomes e Fabiane Braga, que consiste em “um processo sistemático, ininterruptamente avaliado, de identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação da informação analisada para a organização, viabilizando seu uso no processo decisório”.

Na visão do convidado, se não há decisão, não há inteligência. “A inteligência precisa impulsionar a decisão. Se a gente está fazendo análises de mercado, analisando a competição e isso está ficando engavetado, não estamos fazendo inteligência”, explicou. Ainda em sua explanação, Rios também apresentou alguns cases com aplicação de metodologia + tecnologia Data Driven.

Se você não conseguiu acompanhar ao vivo o webinar “Inteligência Competitiva e Uso de Dados” ou quer rever algum trecho, basta clicar no vídeo. Não esqueça de se inscrever no Canal a Serviço da Administração, no Youtube, para participar de outros eventos como este.

Fonte: Karen Rodrigues, ADM PRO, 19/03/2021

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s