SIPOC

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Um diagrama SIPOC é uma ferramenta usada por uma equipe para identificar todos os elementos relevantes de um projeto de melhoria de processo antes do início do trabalho. Ele ajuda a definir um projeto complexo que ainda não possui um escopo bem conhecido, e é normalmente utilizado na fase de Medição da metodologia Six Sigma DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar). Ele é similar e está relacionado ao mapeamento de processos, mas fornece detalhes adicionais.

Gestores e Analistas de Processos estão utilizando, cada vez mais, essa excelente ferramenta para fornecer uma visão completa que reúne Fornecedores (Suppliers), Entradas (Inputs), Processos (Process), Saídas (Outputs) e Clientes (Customers), permitindo o desdobramento retroativo, dentro do processo, dos indicadores chave das entregas para os Clientes em cada etapa do processo.

O próprio nome da ferramenta solicitará à equipe para considerar os Fornecedores do seu processo (o ‘S’ do SIPOC), as Entradas para o processo (I) , o Processo que sua equipe está melhorando (P) , as Saídas do processo (O) , e os Clientes que recebem as saídas do processo (C). Em alguns casos, os requisitos dos clientes poderão ser acrescentados ao final do SIPOC para um maior detalhamento.

Fonte: João Ronseiro Neto, LinkedIn.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s