Brasil: Empregos em alta – LinkedIn

Estatísticas do mercado

Em 2020, a área da saúde mental foi uma das categorias profissionais que mais contratou mulheres, que preencheram 84% dos cargos de psicologia clínica. Por outro lado, a tecnologia apresentou o maior índice de contratações de homens, com 92% das funções de desenvolvedor de web preenchidas por profissionais do sexo masculino.

Esta é uma edição especial do relatório Empregos em Alta do LinkedIn que representa o impacto das constantes mudanças trazidas pela COVID-19 no mundo em que vivemos. Este ano, ao invés de observar a mudança no cenário de empregos dos últimos 5 anos, como fizemos nos anos anteriores, nós examinamos os cargos que tiveram o maior crescimento entre abril e outubro de 2020em relação ao mesmo período de 2019. Organizamos esses dados em 15 categorias de empregos classificadas por uma combinação entre crescimento e demanda.

Nomeamos essas categorias como “empregos em alta” pois, embora as mudanças no mercado de trabalho do ano passado tenham resultado em perdas significativas de empregos, também foi possível observar um aumento em categorias que responderam diretamente à transformação no comportamento de consumo e necessidades de negócios.

Nesta edição especial, vamos nos aprofundar nestas categorias, conhecer as competências necessárias, saber onde os empregos estão localizados e explorar insights sobre planos de carreira. Estas informações ajudarão profissionais de Recursos Humanos, candidatos e empregadores a planejarem os próximos passos, seja criando uma estratégia de contratação para o ano que se inicia ou adquirindo novas competências para aplicar em uma nova profissão.

Em destaque


Ao analisar os dados do LinkedIn, foi possível observar uma demanda em ascensão para cargos de telemarketing, marketing digital e e-commerce no Brasil. Isso não surpreende, pois desde o início do COVID-10 no Brasil, uma loja virtual por minuto foi aberta. Muitos candidatos aproveitaram a oportunidade para mudar de carreira, enquanto outros o fizeram por necessidade. Observamos assistentes administrativos se tornarem operadores de telemarketing, caixas se tornarem operadores de depósito e jornalistas virarem gerentes de mídias sociais.

Estas são as 15 principais categorias de empregos que impulsionarão o mercado de trabalho brasileiro em 2021:

Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios

Adaptar-se às constantes mudanças do ambiente de negócios foi fundamental para a sobrevivência e o crescimento das empresas ao longo de 2020. Neste sentido, a demanda por profissionais qualificados para orientar empresas e clientes a tomar decisões de investimento estratégico aumentou consideravelmente. Cargos como diretor executivo, especialista em vendas e diretor de vendas tiveram um aumento no número de contratações no ano passado.

Principais competências:
negociação, gestão comercial, e-commerce, pré-vendas, planejamento de negócios, negociação, gestão de vendas

Principais localidades de contratação:
São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro

Cargos comuns:
especialista em vendas, gerente de vendas, assistente operacional de vendas

Saiba mais, LinkedIn, link

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s