FT: Saída da Ford lança grande sombra sobre indústria automotiva brasileira

Ford do Brasil – Wikipédia, a enciclopédia livre

Rui Costa não conseguia esconder a irritação quando a Ford anunciou o fechamento das fábricas no Brasil, inclusive na Bahia, terra natal do político, onde milhares de pessoas dependem da montadora americana para trabalhar.

“[No Brasil] estamos satisfeitos em nos tornarmos uma grande fazenda”, disse o governador do enorme Estado, na costa nordeste do Brasil. “O que pensamos nos últimos cinco anos para aumentar o investimento em tecnologia e a industrialização? Nada.”

Os comentários de Costa refletem a profunda preocupação a pairar sobre a indústria automotiva brasileira, ainda zonza da pancada que foi a saída da Ford em janeiro, depois de mais de 60 anos de produção no Brasil.

Carente de investimentos adequados e assolada pelas baixas vendas e pesados custos burocráticos, a produção de carros no Brasil parece cada vez mais insustentável.

Executivos do setor tentam pintar um quadro ensolarado. Destacam o imenso potencial do mercado brasileiro, a série de novos produtos ofertados e até raios de sol em meio à pandemia da covid-19, como o maior número de pessoas que passou a usar transporte privado.

Para muitos observadores independentes, porém, os fatores estruturais do mercado e, particularmente, o início do desmantelamento, pelo governo Jair Bolsonaro, de antigos subsídios de bilhões de dólares apontam para um destino fadado ao fracasso, a não ser que ocorra uma rápida recuperação econômica na maior economia da América Latina.

Fonte: Bryan Harris, Michael Pooler e Peter Campbell, Financial Times, Valor — São Paulo e Londres. 01/02/2021.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s