Venda de carros importados cai 20,7% em 2020, diz associação

Venda de carros importados cai 20,7% em 2020, diz associação
Foto: divulgação

Os importadores de veículos sem fábricas no Brasil registraram, em 2020, a venda de 27,4 mil unidades, 20,7% menos do que em 2019. A direção da Abeifa, associação que representa o setor, apontou a preocupação com a pandemia, o câmbio e a instabilidade econômica como causadores da retração.

Mesmo assim, para o presidente da Abeifa, João Henrique Oliveira, o impacto da pandemia, no ano passado, fez com que o setor não sentisse, ainda, “as consequências nefastas da desvalorização do real”.

A entidade tem pedido ao governo a redução da alíquota do Imposto de Importação de 35% para 20%. “Quanto mais nos isolarmos do mundo mais perderemos competitividade e investimentos no futuro”, destacou Oliveira.

Segundo a Abeifa, os carros importados pelas marcas sem fábricas no Brasil representaram, em 2020, 1,4% do mercado interno.

Apesar das dificuldades, destaca o dirigente, 2020 “ficou marcado como um dos anos mais importantes do setor de importação, desde 1990, por ter trazido e apresentado ao consumidor brasileiro as principais inovações tecnológicas em veículos elétricos e híbridos”.

Fonte: Marli Olmos, Valor — São Paulo, 14/01/2021, 15h59.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s