Marketing em tempos de incerteza: os 10 artigos mais importantes do Think with Google em 2020

Susana Ayarza Diretora de Marketing do Google
Susana Ayarza

Dois mil e vinte.

Como resumir um dos anos mais inquietantes, desafiadores e transformadores das nossas vidas? Em 2020, o coronavírus nos aproximou de amigos, familiares e colegas, mesmo nos mantendo fisicamente longe uns dos outros. Ele nos fez rever prioridades, conceitos e estratégias, deixando claro que, em primeiro lugar, vêm a saúde, a segurança e o bem-estar — não apenas nossos, mas da comunidade inteira. E por ter causado um risco quase inimaginável para as vidas das pessoas e a economia do planeta, a pandemia levou indivíduos e organizações a criarem novas maneiras de se comunicar, se conectar e se ajudar.

Para além da pandemia, o ano também foi marcado por injustiças históricas, com episódios de intolerância e violência racial tanto no Brasil quanto no mundo. Não à toa, a diversidade e a igualdade seguem sendo pautas fundamentais e urgentes — e em resposta a esse momento, o CEO do Google, Sundar Pichai, estabeleceu a meta de aumentar em 30%, até 2025, a representatividade de negros em cargos de chefia.

Como não poderia deixar de ser, o conteúdo do Think with Google em 2020 refletiu esses e vários outros temas dentro do universo do marketing. Um exemplo são os recursos e as dicas que colocamos à disposição de marcas e empresas para enfrentar esses tempos de incerteza.

Confira agora 10 artigos essenciais do Think with Google Brasil em 2020:

1. Da incerteza às novas formas de viver: uma análise sobre o novo cotidiano

Não imaginávamos, em 31 de dezembro de 2019, como seria o ano que estava por começar: um ano dominado por novos — ou renovados — hábitos de higiene, pelo consumo intenso de notícias sobre a pandemia, ou por um cotidiano marcado pelo distanciamento social. No entanto, passados muitos meses desde o início da crise da COVID-19, vários desses novos comportamentos foram assimilados e alguns vieram para ficar.

Neste artigo, você confere diversos dados e números que deixam mais claras as pequenas e grandes mudanças que emergiram no cotidiano em 2020, deixando pistas para imaginarmos — e mesmo planejarmos — o nosso futuro.

Marketing em tempos de incerteza: os 10 artigos mais importantes do Think with Google em 2020

2. Por que — e como — as marcas podem ser agentes de igualdade, equidade e inclusão

Se houve um aspecto positivo em um ano marcado por uma pandemia, ele está nos questionamentos que temos feito ao pensar: o que é realmente importante? Qual é, afinal, o nosso propósito? Tem sido tempo de retraçar nossos planos e pensar no que queremos defender. E isso inclui a forma como nos comunicamos com as pessoas, com os clientes, anunciantes e empreendedores. Se tornou mais urgente e importante a responsabilidade que marcas e empresas, como o próprio Google, têm com a sua comunicação. Para fazer a diferença, devemos considerar as urgências sociais e culturais, evitando reforçar os estereótipos.

Os dados mostram que cerca de 18 milhões de pessoas se identificam como LGBTQIA+; 45 milhões de brasileiros convivem com algum tipo de deficiência; e a maior parte das pessoas negras, que correspondem a mais da metade da população do país, dizem não se sentir representadas pelas marcas em geral. Diante desses números, neste artigo lembramos a importância do marketing se tornar um agente de transformação por mais equidade com ações inclusivas.

3. As 5 maiores urgências da população negra e o que você pode fazer diferente

Para além da vida digital-first e da mudança de hábito dos brasileiros, não podemos esquecer que nossa função no marketing é se comunicar sempre melhor e com mais pessoas. E isso passa, obrigatoriamente, por entender o que pensa e deseja a população negra do país – quase 60% dos brasileiros. Inclusão no mercado de trabalho, racismo estrutural e feminismo negro são algumas das principais urgências apontadas pela população negra do Brasil, em um estudo inédito realizado pelo Google em parceria com o Instituto Datafolha e a Mindset-WGSN.

Mas será que esses temas refletem o que a sociedade vem priorizando dentro desse debate? Neste artigo, você encontra dados e conclusões que servem como ponto de partida para marcas interessadas em conversar melhor com a maior parte da população brasileira, criando ações para impulsionar transformações positivas.

Marketing em tempos de incerteza: os 10 artigos mais importantes do Think with Google em 2020

4. O que sabemos sobre a mudança de comportamento do brasileiro no YouTube durante o isolamento

Acompanhar as mudanças à medida que elas acontecem é uma tarefa difícil. Mesmo assim, o YouTube foi uma referência fundamental durante a pandemia, dando pistas importantes sobre as transformações no comportamento dos brasileiros conectados. Além disso, a plataforma se mostrou capaz de multiplicar as conversas para driblar as consequências da crise da COVID-19.

Neste artigo, você confere números que mostram quais temas mais cresceram nas buscas do YouTube durante a pandemia e descobre como a plataforma tem ajudado marcas a manter a relevância em tempos de crise.

Marketing em tempos de incerteza: os 10 artigos mais importantes do Think with Google em 2020

5. Amanhã, um novo dia? Descubra as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros

Em todo o mundo, ainda se discute os impactos da pandemia — e no Brasil não poderia ser diferente. Nesse processo, uma das perguntas mais emblemáticas para marcas e empresas é: será que essas mudanças de comportamento deixarão um legado em um mundo pós-COVID?

Um exemplo são as mudanças nos hábitos de consumo do brasileiro e na área de logística doméstica: 51% das pessoas que aderiram ao e-commerce de alimentos durante a pandemia pretendem continuar com esses hábitos mesmo após a crise. E em outras áreas, como fica? Aqui, você confere dados, tendências e pontos de vista de especialistas que apontam futuros possíveis.

6. Décadas em semanas: a migração do consumo brasileiro para o digital

Durante o isolamento social, a vida se tornou majoritariamente digital-first. A aceleração digital se mostrou uma das formas mais efetivas de mitigar os efeitos da pandemia — e foi olhando para esse contexto, com ajuda de dados, insights e 5 estratégias diferentes, que mostramos como sua marca ou empresa pode caminhar no mesmo passo dessas mudanças.

Marketing em tempos de incerteza: os 10 artigos mais importantes do Think with Google em 2020

7. Google Academy: insights para o varejo no contexto da pandemia

No auge da disseminação do coronavírus no Brasil, 60% das lojas físicas chegaram a estar fechadas, um sinal de que 2020 se tornou um dos anos mais desafiadores da história recente do varejo nacional. Nesse contexto, a forma de comprar mudou.

Com o isolamento social, os canais digitais se mostraram uma solução necessária para mitigar os efeitos da crise. Assim, as marcas precisaram agir com mais agilidade, inteligência e precisão nesse cenário tão incerto. Aqui, Rodrigo Chamorro, Líder de Insights para o Varejo no Google, divide um estudo com aprendizados para o setor.

Marketing em tempos de incerteza: os 10 artigos mais importantes do Think with Google em 2020

8. Dados, experimentação e criatividade: como combinar esses 3 elementos em meio à crise

A ideia principal neste momento de crise é estar próximos dos clientes — e ajudar. Nessa jornada, ter como referência alguns conceitos da cultura de test & learn pode fazer uma grande diferença. Aqui, mostramos como combinar dados, experimentação e criatividade é eficaz para as agências, que podem ser as grandes protagonistas da relação entre marcas e pessoas.

9. Como fazer a experiência ao vivo ganhar vida no digital

Muitas novas ferramentas digitais passaram a ajudar os profissionais de marketing. A pandemia do coronavírus fez com que empresas de diversos setores e segmentos repensassem suas estratégias de eventos. No entanto, mesmo que os eventos online sejam um ótimo plano B, eles têm algumas implicações diferentes se comparados aos presenciais, e isso precisa ser levado em conta. Você ainda tem dúvidas e inquietações sobre como migrar sua estratégia de eventos para o digital? Baixe e conheça o guia da equipe de Marketing de Eventos Google sobre os pontos mais importantes desse formato.

10. Databranding: saiba como usar o mindset de performance para a construção de marca

No marketing, há dois tipos de clientes: os preocupados com conversões mais diretas, como as vendas no e-commerce ou no delivery, e os focados na construção de marca, de olho no awareness, na conquista do topo do funil e na melhora na intenção de compra. Mas como ter maior exatidão quanto ao alcance e à influência de uma marca, produto ou serviço no mercado?

Baseado na cultura do test & learn gerando dados mensuráveis, o databranding oferece mais precisão na construção de marca — e isso sem investimento adicional. Confira o artigo e saiba mais sobre esse conceito.

Fonte: Susana Ayarza, Diretora de Marketing do Google, Dezembro de 2020.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s