8 podcasts da USP para ajudar a entender o mundo atual

Apesar da alteração de rotina e de muita gente estar trabalhando em home office, o consumo de podcasts continou crescendo na pandemia: o que mudou, de acordo com um levantamento do serviço de streaming Spotify, foi o horário e assunto dos podcasts mais ouvidos. Nesse cenário, o Brasil lidera o ranking de países onde a produção de podcasts mais cresceu desde o início de 2020, conforme o relatório State of the Podcast Universe. Com tantas ofertas, as pessoas começaram a conhecer mais sobre esse modelo de mídia.

Podcasts são arquivos de áudio digital que podem ser reproduzidos nos computadores, tablets ou celulares, em qualquer lugar e a qualquer momento, por meio de serviços de streaming na internet. Há conteúdos sobre os mais variados assuntos e para diferentes perfis de público, em formato de entrevista, bate-papo ou gravações individuais em que se discutem temas específicos. Com fácil acesso e tantas possibilidades, os podcasts se tornaram importantes ferramentas para beneficiar a educação e facilitar o aprendizado.

A divulgação do conhecimento gerado na Universidade também foi beneficiada com este formato, ajudando a aproximar a sociedade, mostrando como a pesquisa e a inovação chegam ao cotidiano das pessoas. Para isso, iniciativas de vários setores da USP produzem podcasts gratuitos e trazem especialistas para tratar dos seus temas de estudo. São produções que falam sobre história, economia, ciência e saúde, entre outros temas. Confira abaixo algumas das produções em destaque que podem ajudar a entender o mundo atual.

Os podcasts

  1. O podcast Momento Cidade é uma oportunidade de saber mais sobre a cidade de São Paulo e as características que fazem dela uma das maiores do mundo, levantando questões que estão no cotidiano de todos os cidadãos: o trânsito, a poluição, as decisões políticas, além de temas que ajudam a entender problemas globais, como aquecimento climático, qualidade do ar, mobilidade urbana, gentrificação e epidemias.
  2. Reconhecer a voz de mulheres economistas, além de contribuir para que elas atuem cada vez mais na área, com mais oportunidades de trabalho, são objetivos do podcast As EconomistAs. Ele é apresentado por pesquisadoras do grupo Brazilian Women in Economics (BWE), que inclui a professora Paula Pereda, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP. 
  3. Em tempos de fake news, negacionismo científico e movimentos antivacina, é essencial ter uma fonte confiável de informações, em que as pesquisas e avanços da ciência sejam explicados de maneira fácil de entender. O podcast Ciência USP tem a informação direto da fonte, com os próprios pesquisadores da Universidade falando sobre suas descobertas e esclarecendo as dúvidas e conceitos que circulam na atualidade.
  4. Pandemias, guerras, fundamentalismo religioso, desconfiança com relação à ciência. Muitos já devem ter ouvido falar que parece estarmos vivendo uma versão atualizada da Idade Média. O podcast Estudos Medievais é uma oportunidade de relembrar como foi esse período conturbado da humanidade, saber as análises mais recentes sobre os eventos da época e como eles ainda refletem na atualidade. Ele é produzido pelo Laboratório de Estudos Medievais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e dirigido principalmente a professores e estudantes.
  5. Projeto idealizado por quatro pesquisadoras da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, o podcast Virgínias da Ciência tem como objetivo dar voz ao trabalho de mulheres cientistas, com histórias que inspiram garotas a seguirem na área e contribuem para a igualdade de gênero.
  6. A nutrição também faz parte dos temas abordados no EEFE Cast, levantando questões sobre jejum, ansiedade e consumo de alimentos, suplementos nutricionais e emagrecimento. Os conteúdos também tratam da relação entre doenças crônicas e exercícios, como na hipertensão, diabetes e distúrbios cardiovasculares.
  7. Estação Esalq também busca esclarecer questões que surgem na imprensa, como no caso do alerta sobre uma nuvem gigante de gafanhotos que se aproximava do Brasil e no desmatamento de áreas florestais. Conteúdos importantes não só para quem é da área mas também para quem quer entender esse enorme segmento da economia brasileira que é a agricultura e como ele impacta o desenvolvimento da sociedade. Muitos episódios também ajudam na preparação para o vestibular, ao abordarem grandes questões nacionais da atualidade: conservação das florestas, segurança alimentar, efeitos da pandemia no agronegócio e sustentabilidade.
  8. USP Especiais – Mais que uma simples melodia

Muita gente já passou pela experiência, em alguma etapa da vida escolar, de ter participado de uma aula que utilizou a música como fonte de aprendizagem. Isso porque é possível produzir conhecimento a partir da análise de músicas, elaboradas e difundidas em diferentes tempos e lugares. Um dos exemplos mais famosos é a música Cálice, escrita em 1973 por Chico Buarque e Gilberto Gil, que se tornou um hino de resistência ao regime militar devido ao seu conteúdo de denúncia e crítica social.

Nesse contexto, o podcast USP Especiais, produzido a partir do programa veiculado na Rádio USP (93,7 MHz), é um espaço dedicado a produções aprofundadas sobre temas culturais em que a música aparece como fonte de conhecimento da história e da atualidade. Um dos episódios, por exemplo, traz a representação da Inconfidência Mineira nas canções da música popular. Em outro, o grupo Som Imaginário, criado para acompanhar o cantor Milton Nascimento, mostrava a efervescência cultural (e contracultural) dos anos 70.

As músicas latinas, a fé e religiosidade no rap, a trajetória do grupo Clube da Esquina e os grandes sanfoneiros do Brasil são alguns temas musicais que pautam os episódios e falam sobre cultura, história e atualidade. O podcast é semanal, acompanhe!

Fonte: Jornal da USP

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s