Análise: Balanços impressionam, mas mercado não se convence

O Ibovespa perdeu na última semana (outubro) os ganhos suados de outubro, que pareciam apontar para uma retomada mais firme do preço das ações. Os resultados das empresas, que começaram a sair na sexta-feira passada, vieram em geral melhor do que o esperado, mas nem as declarações otimistas e vislumbres de recuperação em V convenceram o mercado.

Parece que em 2020 o conceito de “fundamento” está superavaliado num ambiente dominado pela pandemia e pelo pandemônio político. Entre as tribos do mercado, a fundamentalista é aquela que acredita que a base de sustentação da bolsa são as boas empresas, que têm bons executivos, boas histórias e, consequentemente, dão lucro aos acionistas. E os fundamentalistas também pregam a superioridade do longo prazo sobre o curto, em oposição ao “daytradismo” desenfreado.

Mas o longo prazo também parece ter sido cancelado por investidores com os nervos abalados pela perspectiva de novas ondas de covid-19 e mais fechamentos.

As empresas podem dizer que fizeram a sua parte. Os números dessa primeira semana da safra do terceiro trimestre vieram fortes, mesmo quando comparados com o mundo sem pandemia de 2019.

Os resultados já são passado, porém, do que se pode depreender dos comentários feitos nas teleconferências com analistas, os executivos estão, como gostam de dizer, cautelosamente otimistas. Houve até quem tenha visto, como foi o caso da Ambev, fabricante de bebidas, e da Suzano, de papel e celulose, a recuperação em V de que fala o ministro Paulo Guedes. Aparentemente, ela existe mesmo.

O afrouxamento das restrições impostas ao comércio por causa da covid-19 fez
aumentar o volume de vendas da Ambev em sete dos dez mercados onde ela atua,
na comparação com o mesmo período de 2019, ou seja, pré-pandemia.

Fonte: Nelson Niero, Valor — São Paulo, 31/10/2020

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s