PREVISÃO SOBRE A REPROGRAMAÇÃO DO COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO À COVID-19

Além de nos manterem informados, os veículos de notícias podem, muitas vezes, inspirar mudanças de comportamento rápidas, por vezes direcionadas, especialmente em tempos de crise. Mas na atual linha temporal prolongada de crise, existem outros fatores que impulsionam a transformação do comportamento dos consumidores.

Embora de natureza muito mais ampla e sem fronteiras, o ciclo de notícias sobre o novo coronavírus (COVID-19) no primeiro trimestre deste ano desencadeou mudanças globais de compra que estavam claramente ligadas ao que estava sendo noticiado nos veículos de comunicação. As vendas de higienizadores de mãos, alimentos básicos e produtos de limpeza dispararam após as notícias da imprensa sobre a propagação do vírus. No entanto, com o tempo, a correlação desvaneceu-se e os consumidores deixaram, em muitos casos, de responder ao ciclo de notícias com as suas carteiras.

Isso não significou, contudo, que os consumidores tenham recuado na compra de bens de consumo de giro rápido (FMCG). A sua compra já não espelha as notícias dos meios de comunicação sobre o aumento das taxas de transmissão do vírus. Mesmo em países que sofreram novos surtos ou sempre crescentes do vírus, tais como os EUA, Brasil e Rússia, as compras de produtos de giro rápido permanecem relativamente estáveis. E, em alguns casos, o aumento das compras de FMCG passa a estar relacionado a fatores momentâneos, que vão além do próprio vírus, tais como reaberturas de empresas locais e mudanças nas condições de vida restritas.

Fonte: FMCG E VAREJO, 01-09-2020

REFERÊNCIAS

1 The Conference Board® Global Consumer Confidence Survey conduzida em colaboração com a Nielsen, Q2 2020
2 Nielsen Global Survey “The New Shopper Normal” conduzida em Maio 2020

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s