Para o chefe da unidade de nuvem do Google, a pandemia ressaltou a importância dos negócios online

Thomas Kurian, presidente global do Google Cloud: “A covid-19 mudou a percepção das empresas sobre a computação em nuvem“ | Michael Short/Bloomberg/Getty Images (Sergio Moraes/)

A pandemia do novo coronavírus impôs uma nova realidade para as empresas. E, mais do que nunca, as plataformas digitais são as ferramentas que possibilitam a continuidade das operações. Essa é a visão de Thomas Kurian, presidente global da unidade de computação em nuvem do Google. A área é a que mais cresce no gigante de tecnologia. Seu faturamento mais do que dobrou em dois anos, passando de 4 bilhões de dólares em 2017 para 8,9 bilhões em 2019. No primeiro trimestre deste ano — na primeira fase da pandemia —, o aumento foi de 52%. À EXAME, Kurian falou sobre os reflexos da digitalização.

Como a pandemia impactou a unidade de computação em nuvem do Google?

Houve um forte crescimento da demanda. Só para dar um exemplo: temos hoje mais de 300 milhões de pessoas utilizando nossa ferramenta de videoconferência. As pessoas querem se conectar umas com as outras. É um crescimento quatro, cinco, até dez vezes maior. Nunca vi nada parecido.

Mas isso ocorre só no serviço de videoconferência?

Não. Mesmo em outros serviços também houve crescimento.

O que foi feito para se adaptar a esse aumento na demanda?

Começamos a nos planejar em janeiro. Vimos que a covid-19 provavelmente não ficaria contida na China. A primeira preocupação era cuidar dos funcionários. Em segundo lugar, aumentamos a capacidade de processamento para sustentar a alta demanda. E, em terceiro, preparamos as áreas de atendimento. O coronavírus fez o digital tornar-se um serviço crucial. Nossa nuvem é a infraestrutura digital fundamental para muitas empresas. Temos de garantir que tudo funcione bem.

Quais setores lideram a transformação?

Seis segmentos estão mudando mais rapidamente: varejo, saúde, o setor financeiro, mídia e comunicação, telecomunicações e, por fim, os serviços governamentais.

O que a pandemia mostrou sobre o papel da tecnologia?

A covid-19 mudou a percepção das empresas sobre a computação em nuvem. Historicamente, sempre houve uma preocupação com a segurança das redes públicas. A pandemia mostrou que as soluções de nuvem estão maduras e são confiáveis. E ficou claro que é um serviço flexível. Essas mudanças levam tempo, mas agora essa tecnologia deve se tornar  padrão para toda companhia.

Fonte: Exame, Filipe Serrano.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s