Em editoras de SP, 84% tiveram salário cortado com a pandemia e a crise

Clientes olham e consultam livros em loja na avenida Paulista em São Paulo
Clientes olham e consultam livros em loja na avenida Paulista em São Paulo – Alf Ribeiro/Folhapress

Com a pandemia e a crise no mercado, as editoras já têm recorrido à medida provisória 936/2020 para reduzir os salários dos funcionários. De acordo com dados do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Editoras de Livros, o Seel, 84% dos funcionários contratados em regime CLT no estado de São Paulo já tiveram seus salários cortados.

Ao todo, 51 editoras paulistas já adotaram a medida, entre grandes, médias e pequenas. Dezessete dessas optaram por acordos de suspensão do trabalho. Entre as demais, a metade optou por reduzir rendimentos dos empregados em 25% –as grandes estão neste grupo.

Um quarto do total optou pelos 70% de corte. O Seel-SP não revelou o nome de nenhuma das empresas. Em nota enviada à coluna, contudo, o sindicato lembrou que funcionários da produção editorial têm trabalhado de casa –mas o mesmo não acontece com empregados na área de distribuição e logística, e eles “contam que as empresas ofereçam equipamento de proteção individual para a Covid-19”.

Já o sindicato no Rio de Janeiro não revelou números tão detalhados, mas informou que, entre as grandes casas no estado, Record, Grupo Guanabara e Ediouro já promoveram cortes nos rendimentos de seus funcionários.

De acordo com o Seel-RJ, a terceira escalonou os cortes nas faixas de 25%, 50% e 70% –no último grupo, ficaram os funcionários da gráfica. A editora de dicionários Lexikon e a Scipione, que tem sede em São Paulo, fizeram o mesmo.

Fonte: Painel das Letras. Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada. Folha de S.Paulo, 6.jun.2020 às 2h08.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s