Top 10 marcas em Web Analytics no setor de Cosméticos

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 5ed803feb5d62a81019c100e_top-website-rank-global-marcas-de-cosmetico-zeeng.png

No início da Pandemia de Coronavírus no Brasil a Kantar, empresa responsável por diversas pesquisas de mercado, insights e consumo, ao divulgar a 2ª edição do Termômetro de Consumo, alertou o setor de beleza sobre uma possível diminuição de até 21% do uso de itens de perfumaria, higiene e cosméticos no período de isolamento social, consequência de as pessoas não estarem saindo de casa com tanta frequência.

Contrariando as estimativas, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) deu seu parecer ao Portal Meio e Mensagem afirmando que não existe uma ameaça ao setor por conta do Covid-19, salientando ainda que os produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos são essenciais para a promoção de autoestima e bem estar. Segundo o Presidente da Abihpec, João Carlos Brasílio: “Esse é o maior trunfo comunicacional e de negócio das empresas do setor”.

Para entender melhor a atuação e o crescimento destas marcas na web, analisamos o Ranking Global e a Porcentagem de visitas oriundas de mecanismos de pesquisa de mais de 150 marcas catalogadas na Plataforma para chegar nas Top 10 em destaque.

A análise considerou o período de 03/05 à 03/06. 

O Rank Global de Websites é um sistema de ranqueamento que analisa milhares de sites globais em ordem de popularidade, sendo assim, quanto menor o número da posição, melhor é o ranqueamento do site.

Para medir a popularidade dos websites são considerados diversos indicadores que analisam o tráfego do site, como visitantes únicos e o número de visualizações da página. Se quiser ver mais sobre técnicas para melhorar a encontrabilidade do seu site é só acessar esse post em que apresentamos 200 fatores importantes de indexação no Google.

Na imagem estão as Top 10 marcas no Rank Global de Websites do setor de Cosméticos no Brasil, são elas: AvonNaturaO Boticário,  LoccitaneSephoraDoveEudoraJequitiMAC e Quem disse, Berenice?

No período analisado a marca Quem disse, Berenice? foi quem mais cresceu no rank, subindo mais de 30k posições. Já a marca Jequiti caiu mais de 30k posições nos últimos 30 dias.

Analisamos ainda quais marcas do setor obtiveram mais visitas em seus websites a partir de mecanismos de pesquisa. 

Este resultado é uma porcentagem do total de visitas na página relacionado aos buscadores como Google, Bing, etc.

As marcas em destaque são: GarnierBeautyColorJohnson & JohnsonNeutrogenaTô de CachoL’OrealTRESemméSchwarzkopfSalon Line e Nivea.

Tão importante quanto entender o comportamento de acesso aos websites das marcas/concorrentes é desenvolver estratégias para atrair a atenção do seu público de interesse que de alguma forma está sendo direcionado para sites competidores, para isso é de suma importância uma estratégia de encontrabilidade equilibrada envolvendo conteúdo relevante, mídia paga, SEO e SEM.

Percebemos que em cenários de imprevisibilidade é imprescindível monitorar e acompanhar de maneira ainda mais intensa tudo que acontece no seu mercado. Muitas vezes o que acontece contraria o que foi previsto de alguma forma e se faz necessário não só acompanhar sua marca e competidores como também se adequar às mudanças, sendo de suma importância um trabalho constante através de ferramentas e tecnologias que auxiliem esse trabalho.

Fonte: Zeeng – Data Driven Platform, link

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s