Na esteira das transformações sociais, proporcionadas em parte pela introdução de novos mecanismos digitais, as empresas estão repensando as formas de selecionar novos talentos, como também suas estratégias de Treinamento e Desenvolvimento internos. Pesquisa realizada pelo Ibmec RJ com 90 educadores corporativos de empresas de diferentes ramos de atuação identificou quais são as novas tendências educacionais e como elas já vêm sendo adotadas.

Sala de aula invertida, jogos e atividades vivenciais (gamificação) e o uso mais intensivo de smartphones são algumas dessas atividades. O estudo entrevistou educadores corporativos de várias partes do Brasil, com destaque para as cidades do Rio de Janeiro (32%), Niterói (26%) e São Paulo (14%). Já o perfil profissional estava ligado às áreas de Educação (49%), Recursos Humanos (32%), Administração (12%) e Psicologia (5%). De acordo com os entrevistados, essas novas tendências educacionais já vêm sendo adotadas pelas empresas e atingirão alta frequência de uso em 2023. Entre as companhias, destacam-se Natura, Vivo e Perestroika. 

“Empresas podem alcançar grandes benefícios no que diz respeito a produtividade, motivação e inovação a partir da mudança de abordagens aplicadas nos treinamentos pelos facilitadores”, afirmam Betania Dumoulin, orientadora da pesquisa e professora de Administração do Ibmec RJ, e Lucas Bianchini, graduando em Administração pelo Ibmec RJ.

Para os pesquisadores, o estudo deixou claro também o quanto é necessário que as organizações treinem e desenvolvam seus colaboradores, devido às mudanças que ocorreram no mundo corporativo e às novas tecnologias que vêm sendo aplicadas nas empresas. “Também identificamos que os profissionais da área de RH e Gestão de Pessoas estão se modernizando e querem se especializar ainda mais nessas novas abordagens de ensino-aprendizagem”, avaliam.

Estudo desenvolvido por Lucas Bianchini, aluno recém-graduado em Administração pelo Ibmec RJ, sob a orientação da professora de Administração do Ibmec RJ Betania Dumoulin.

Publicado no blog da HSM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s