De alguns anos pra cá algumas empresas (as mais espertas) têm percebido que ter a ideia brilhante, guardada a sete chaves, sob uma discrição quase fúnebre, não faz nenhum sentido.

Ter a ideia brilhante já é algo completamente utópico, porque em um mundo conectado não existe “a” ideia e sim “as” ideias brilhantes, cada uma com uma forma, parte de um pedaço, em um contexto, que combinadas de múltiplas maneiras geram produtos e serviços brilhantes.

A genialidade de uma ideia está na maneira que, coletivamente, ela foi percebida através do arranjo de outras ideias geniais. Gary Hamel é um autor que trata essa questão a fundo no livro Leading the Revolution (siga esse cara, vale muito a pena).

Da mesma forma, empresas ainda mais espertas perceberam que muito além de ter a tal “ideia brilhante” o que importa mesmo é executá-la, por em prática, fazer acontecer, testar, por a mão na massa e aprender.

Aprender como uma ideia se comporta em caráter tático / operacional é a grande chave do sucesso. Como disse Steve Blank: “Todo plano de negócios não sobrevive ao primeiro contato com o cliente”. Dá uma olhada no texto completo onde ele escreveu isso, aqui → http://bit.ly/no_plan_survives

No entanto, existem aquelas empresas muito, muito, muito mais espertas. Estas não apenas focam em testar novas ideias, mas também compartilham COMO têm feito isso com suas equipes e o que elas têm aprendido, também quais problemas encaram, quais caminhos alternativos decidem seguir, como gerenciam a rotina, como enxergam os cenários a sua volta, quais soluções acreditam, quais desacreditam e muito mais do que isso, qual é a visão de mundo, de relacionamento entre pessoas, de cultura, de transformação de conceitos e valores.

O legal disso tudo é que muitas experiências que você e sua equipe desejam viver no desenvolvimento de alguma ideia nova, certamente alguém já vivenciou e tem algo pra contar (e tudo isso está disponível). Esta é uma quebra de paradigma gigantesca!

Bem, sem mais delongas, quero compartilhar o que essas empresas estão produzindo. Então separei 40 links de blogs (maioria no Medium 😃) de empresas que contam como conduzem o dia a dia resolvendo problemas, desenvolvendo soluções, interpretando tendências, aplicando novas tecnologias, lidando com equipes, etc. Sinceramente, acho que vale SUPER a pena selecionar alguns pra seguir. Tem muita coisa boa ali, de graça, disponível, na mão . Abra um bookmark e se divirta! Lá vai:

1 Magalu → https://medium.com/luizalabs

2 Nubank → https://medium.com/building-nubank

3 iFood → https://medium.com/ifood-tech

4 CESAR reports (análises e pesquisas) → https://medium.com/cesar-reports

5 CESAR update (inovação e tecnologia)→ https://medium.com/cesar-update

Leia mais, aqui

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s