Aos 25 anos, Gabe Howard foi diagnosticado com uma doença grave. Na época, ele era um funcionário de sucesso em um setor competitivo. Depois da primeira hospitalização, Howard voltou ao trabalho, mas não foi bem recebido – percebeu sussurros pelos cantos e olhares de lado. E, como seu tratamento exigia um tempo cada vez maior longe do dia a dia profissional, as coisas só pioraram.

“Cada vez que eu saía, a fábrica de boatos retomava as atividades a todo vapor”, lembra. “As pessoas diziam que meus problemas de saúde eram uma grande fraude. Que eu dizia estar doente e recebia seis semanas de férias pagas.”

Se Howard tivesse câncer, a reação das pessoas seria de surpresa. Mas seu diagnóstico é fortemente estigmatizado: transtorno bipolar. Embora sua primeira experiência ao lidar com uma crise de saúde mental no local de trabalho tenha terminado em demissão, foi o empregador da época quem acabou por perder um valioso jovem talento – além do drama causado pela falta de apoio.

Howard, no entanto, construiu uma carreira de sucesso no setor de empresas sem fins lucrativos, e agora escreve e fala sobre transtorno bipolar em tempo integral. A história do profissional mostra que é possível ser um funcionário saudável e produtivo enquanto gerencia uma condição de saúde mental grave e persistente.

Muitas vezes, a peça que falta no quebra-cabeça psicológico do ambiente de trabalho é a educação, tanto para funcionários quanto para empregadores.

Veja, na galeria de imagens a seguir, 10 coisas que tanto funcionários quanto empregadores precisam saber sobre saúde mental no trabalho, aqui

Fonte: Forbes Brasil

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s