Ao lançar um novo produto ou serviço, você precisa ponderar uma variedade de fatores que definirão sua atratividade aos consumidores. A maneira mais popular de determinar esse mix de marketing é pensar em termos dos 4Ps: produto, preço, comunicação e distribuição.

Os 4Ps devem ser utilizados para decidir como levar um  novo produto ou serviço ao mercado. Também para avaliar sua estratégia de marketing e identificar todos os pontos fracos. E por último, para comparar suas ofertas com as dos concorrentes.

Origens

Marketing se consolidou como área de negócios nos anos pós-guerra. Em um influente artigo escrito em 1964, Neil Borden apresentou o conceito de mix de marketing, com o objetivo de se certificar de que todos os diferentes aspectos do produto ou serviço fossem direcionados às necessidades de determinado tipo de consumidor.

Posteriormente, Jerome McCarthy dividiu o conceito de Borden em quatro categorias – produto, preço, comunicação e distribuição, dando origem aos 4Ps. O professor de marketing Philip Kotler também é associado aos 4Ps, que ajudou a popularizar o conceito nas décadas de 1970 e 1980.

Produto/Serviço: que características, funcionalidades ou recursos os consumidores considerarão atraentes?

Preço: qual preço os consumidores estarão dispostos a pagar?

Comunicação: que formas de publicidade deve ser utilizada?

Distribuição/Localização: em que canais de venda devem ser vendidos nossa oferta?

Fonte: BIRKINSHAW, Julian e MARK, Ken. 25 ferramentas de gestão – um guia sobre os conceitos mais importantes ensinados nos melhores MBAs do mundo. São Paulo: HSM, 2017.

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