Inteligência Competitiva Consumo: O mercado de cosméticos para o público sênior

O mercado de cosméticos para o público sênior

O Brasil já conta com 25 milhões de pessoas acima dos 60 anos, que respondem por 20% do consumo, e esses números ainda vão crescer muito. A previsão é que, por volta de 2040, um a cada três reais gastos no país saiam de seus bolsos experientes. Para atender esse público crescente, o primeiro passo é entender seu pensamento, suas necessidades e seus desejos. Em março, a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos realizou um seminário em São Paulo para executivos das principais empresas do setor. O evento contou com palestras de especialistas das consultorias Mundo do Marketing, eCGlobal e REDS, que apresentou os resultados de um estudo feito com 382 mulheres acima de 55 anos, das classes A, B e C, em todas as regiões do Brasil.

O seminário mostrou que o público sênior ainda encontra poucos produtos que atendam suas necessidades específicas. Esses consumidores têm mais tempo, mais experiência de vida e são exigentes, críticos, seletivos, sensíveis a mudanças e 72% saem de casa todos os dias – derrubando aquela imagem antiga de que vovô e vovó que ficam sentados na sala vendo tevê ou fazendo tricô. “Muito pelo contrário: 74% estão curtindo a vida, só 23% estão levando a vida e apenas 3% estão deixando a vida”, conta Bruno Mello, fundador e CEO do Mundo Marketing, referindo-se aos três níveis de satisfação com o momento de vida identificados pelo estudo. Um dado chama a atenção: como dispõem de tempo livre, vão ao mercado cinco vezes por semana, em média.

Informação pela internet

A maioria já aderiu ao mundo digital: 64% têm smartphone, 89% se comunicam via WhatsApp e 15% possuem conta no Facebook (dessas, 83% acessam todos os dias!). A internet é uma das principais fontes de informação sobre produtos e tratamentos de beleza para 47% delas. O número é igual ao das que se informam por meio de catálogos de produtos das empresas que atuam com venda direta.

Sensatas e fieis às marcas

A experiência de vida faz com que sejam bastante sensatos na hora de consumir. Por exemplo: 70% afirmam jamais fazer compras por impulso. São cuidadosos com o dinheiro, mantendo fidelidade às marcas que elegem. Assim como as demais parcelas da população, também vêm sofrendo com a crise. Afirmam ter cortado despesas com itens como cinema, viagens e vestuário, mas mantido ou aumentado o consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos e eletrônicos.

Buscam saúde e beleza

Se a brasileira é uma das mulheres mais vaidosas do mundo, esse hábito se mantém na faixa sênior: 80% delas usam cosméticos e 57%, maquiagem. Querem cuidar da saúde e da beleza. “Nove em cada dez pesquisadas buscam produtos específicos, uma vez que pele e cabelo sofrem alterações com a idade”, afirma Karina Milaré, diretora-presidente da REDS. Esse público valoriza uma combinação de ativos naturais com tecnologia. “Enquanto algumas focam em cuidar da saúde em vez de combater os sinais da idade, outras querem produtos high-tech que entreguem resultados efetivos e de longo prazo”, explica Fernanda Pigatto, diretora da empresa de tendências Beautystreams.

Para a pele e o cabelo

No rosto, incomodam rugas e flacidez, e na rotina de beleza elas mantêm cuidados anti-idade, hidratação e proteção solar. “Produto para pescoço e colo, com textura leve (mas hidratante) e alta concentração de ativos, como argireline, atraem esse público por reduzir a profundidade das rugas”, destaca Fernanda. Já na nécessaire de maquiagem, trazem batom, corretivo, lápis para olhos, base com FPS, máscara para cílios e BB Cream. “Produtos multifunção que desacelerem o processo de envelhecimento da pele, combatam manchas, alisem rugas e firmem a pele são bem-vindos. Melhor ainda se proporcionarem cobertura natural e tiverem cor adaptável a todos os tons de pele”, detalha a diretora da Beautystreams.

No corpo, convivem com vasinhos, gordura localizada, flacidez e pele seca, não deixando de aplicar hidratante (inclusive específico para mãos e pés) e protetor solar. A principal preocupação com os cabelos são os fios brancos, seguida por queda e ressecamento. Por isso, o boom de pré-xampus em óleo, que ao mesmo tempo melhoram a aparência dos fios arrepiados e secos e cuidam da saúde do couro cabeludo, recuperando volume, densidade e brilho.

(Fonte: Cosmetic Innovation, 06 de junho de 2017)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s