Inteligência Competitiva Tecnológica: Canadá se torna atrativo para talentos tecnológicos

05_CANADA

Amir Moravej, esquerda, um pioneiro da Inteligência Artificial, e Yoshua Bengio, que passou a fazer parte da startup de Moravej (Eva Blue)

Amir Moravej, engenheiro da computação iraniano em Montreal, trabalhou silenciosamente no ano passado para criar um software que ajuda as pessoas a usar o sistema de imigração canadense. Ele decidiu fazê-lo para que os outros evitassem as dificuldades que ele encontrou alguns anos atrás.

Então veio a eleição presidencial americana. “Trump acelerou tudo”, disse Moravej, 33, diretor executivo de uma startup de software chamada Botler AI.

Como a imigração se tornou uma questão política nos Estados Unidos e na Europa, a Botler AI começou a injetar mais recursos na construção de um chat específico para um dos programas de imigração do Canadá. Recentemente, a startup anunciou que Yoshua Bengio, um pioneiro da Inteligência Artificial e diretor do Instituto de Algoritmos para  Aprendizagem, em Montreal, entrou na companhia como assessor de estratégias.

Bengio contribui agora com sua grande capacidade intelectual facilitando o caminho para o que poderia se tornar  uma migração de talentos da área de high-tech.

O Canadá deverá se beneficiar do clima político americano e das iniciativas do governo Trump — até o momento paradas nos tribunais — visando restringir rigorosamente as viagens aos Estados Unidos de cidadãos procedentes de seis nações predominantemente muçulmanas. Depois da eleição de Trump, os pedidos de vistos de estudantes para o Canadá e de vistos temporários aumentaram.

05_CANADA2

O distrito MarRS Discovery em Toronto, um dos mais importantes centros de inovação (Aaron Vincent Elkaim para The New York Times)

A imigração é um elemento fundamental da política econômica do Canadá. Um quinto da população do país de 36 milhões de habitantes é constituída por pessoas que nasceram no exterior. O Canadá tem dezenas de programas provinciais e federais, mas será dada prioridade a trabalhadores altamente especializados e a empreendedores.

Algumas das maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos, como Google, Microsoft e IBM também estão aumentando suas equipes de pesquisa na área de Inteligência Artificial no Canadá.

O serviço de táxi Uber acaba de anunciar que está operando uma filial do seu grupo de tecnologias avançadas em Toronto, a primeira da companhia fora dos Estados Unidos. O laboratório desenvolverá uma tecnologia para que carros dispensem motoristas.

O Canadá também tem programas financiados que visam convencer pesquisadores em IA, formados em universidades canadenses, a permanecerem no país em vez de partirem para o Vale do Silício, como tantos fizeram anteriormente.

Os responsáveis pelas decisões da nação também querem convencer engenheiros e empreendedores que deixaram o país a retornar ao Canadá.

A empresa Ross Intelligence, uma startup de Inteligência Artificial fundada em Toronto, mudou-se para a Bay Area de São Francisco há dois anos.

Mas no mês passado, a Ross, cujo software pode analisar milhares de documentos legais e fazer uma classificação dos casos mais importantes para os advogados, abriu um escritório em Toronto.

Cinco integrantes da sua equipe estão se mudando de São Francisco para o Canadá: dois canadenses, um brasileiro, um belga e um americano.

O posto avançado de Toronto, disse o diretor de tecnologia da Ross, Jimoh Ovbiagele, “nos permite recrutar pessoal especializado do pool de talentos do mundo inteiro”.

A Botler AI ainda precisa obter financiamento e elaborar um plano de negócios. Bengio comunicou seu ingresso na startup em parte porque a tecnologia da Botler AI se encaixa perfeitamente com as pesquisas em andamento no seu instituto de IA.  Além disso, acrescentou, o trabalho da companhia sobre imigração poderia “ajudar muitas pessoas”.

Fonte: STEVE LOHR, New York Times International, Estadão, Maio 22, 2017 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s