Como desenvolver líderes, e não funcionários

“Peter Drucker era otimista em relação aos executivos nos Estados Unidos. Esse otimismo aos poucos feneceu, à medida que testemunhou um escândalo atrás do outro e a forma como os líderes pensavam, antes de tudo, em si próprios. Drucker esperava que as grandes organizações industriais proporcionassem aos seus funcionários um ambiente onde houvesse comunhão de princípios e exercício de cidadania, dotando a vida deles de significado e propósito.

Drucker desejava que as empresas criassem uma relação funcional entre indivíduos e nossos ideais como nação, tais como igualdade de oportunidades, liberdade e responsabilidade pessoal. Isso ajudaria a estabelecer uma filosofia de vida prática para as pessoas e serviria como antídoto aos males do totalitarismo. A ausência de uma filosofia funcional nos regimes totalitários foi o tema de seu primeiro livro, The End Of Economic Man (O fim do homem econômico), de 1939.

Ideias Práticas

Em sua organização, você está criando líderes ou funcionários burocratas, seguidores de regras? O que você pode fazer para melhorar a criação de lideranças? Que práticas você pode instituir ou recomendar para aumentar a confiança dentro da sua organização?

Fonte: MACIARIELLO, Joseph A. Um ano com Peter Drucker : 52 semanas de coaching para tornar um líder eficiente. São Paulo : Portfolio-Penguin,2016.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s