Inteligência Competitiva e os Sistemas de Inteligência Competitiva

Os Sistemas de Inteligência Competitiva buscam alimentar a empresa com as informações estratégicas, necessárias para a tomada de decisão em uma base sólida. Para fins de aplicação, faz-se necessário distinguir os conceitos de “Inteligência Competitiva” e de “Sistemas de Inteligência Competitiva”.

Para tal, serão adotadas as definições de Herring (1997) e de Tyson (1990), respectivamente.

Herring apresenta a Inteligência Competitiva como “o conhecimento e a previsão do ambiente em que se insere a empresa, orientando as ações gerenciais para a obtenção de vantagens competitivas” (Herring, 1997).

Segundo Tyson, o Sistema de Inteligência Competitiva, “é um processo analítico que transforma dados dispersos e sem relevância em conhecimento importante, correto, e utilizável como conhecimento estratégico. São informações sobre concorrentes, forças do mercado, produtos específicos e tecnologia, e também informações externas ao mercado, como econômicas, políticas, regulamentos, e outras que possam impactar o mercado” (Tyson, 1990).

A ótica de Larry Kahaner não difere significativamente da definição de Tyson: “Inteligência Competitiva é um programa sistemático para a obtenção da informação sobre as atividades dos competidores e sobre as tendência gerais dos negócios, com a finalidade de alcançar os objetivos da empresa” (Kahaner, 1996).

Para cumprir este papel, o Sistema de Inteligência Competitiva deverá ser capaz de:

  • Planejar a utilização da informação estratégica;
  • Contar com o patrocínio dos decisores e a colaboração dos especialistas da organização;
  • Criar mecanismos de difundir da cultura estratégica e de inteligência na organização;
  • Coletar dados de forma eficaz, com filtros apropriados;
  • Organizá-los, transformando-os em informações relevantes;
  • Analisar e validar as informações relevantes;
  • Transformar as informações em inteligência;
  • Disseminar os produtos de inteligência, de forma adequada, aos decisores e outros usuários.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s