Inteligência Competitiva: Informações Mercadológicas 1

Fatores como a velocidade dos processos de negócios, a sobrecarga de informações, o crescimento global do processo competitivo com o surgimento de novos participantes, a concorrência cada vez mais agressiva, as rápidas mudanças tecnológicas e as transformações acarretadas pela entrada em cena global de entidades como a União Européia (UE) e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

Em Marketing; Kerin, Hartley, Berkowitz e Rudelius afirmam que coletar informação relevante suficiente para tomar uma decisão de marketing informada e racional às vezes significa simplesmente usar o seu conhecimento para decidir imediatamente. Outras vezes, envolve a coleta de enormes quantidades de informação.

Assim, Dados, os fatos e números pertinentes ao problema, são divididos em duas partes principais: dados secundários e dados primários.

Dados secundários são fatos e números que foram registrados anteriormente ao projeto que está sendo realizado, enquanto dados primários, são fatos e números recentemente coletados para o projeto.

Dados Secundários

São divididos em duas partes: dados secundários internos e dados secundários externos – dependendo se os dados vêm de dentro ou de fora da organização.

Dados Secundários Internos

Dados que já foram coletados e estão disponíveis na empresa ou em outra organização são dados secundários internos. Incluem dados de vendas de produtos e relatórios de vendas em visitas a clientes.

Dados Secundários Externos

Dados publicados por outra empresa compõem os dados secundários externos. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica uma variedade de relatórios uteis.

O mais conhecido é o censo, a contagem da população brasileira contendo informações detalhadas sobre os domicílios, idade, sexo, raça/etnia, renda, ocupação e nível educacional da população.

O que fazer com estes dados?

Profissionais de marketing, usam esses dados para identificar características e tendências dos consumidores finais.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s