Inteligência Competitiva Tecnológica e a Gestão do Processo de Inovação Aberta

Ao desenhar seus negócios sob a ótica do modelo aberto da inovação, empresas novas e consolidadas devem considerar pelo menos uma das três áreas básicas de gestão da inovação: financiamento, geração e comercialização da inovação.  Para o financiamento da inovação há duas fontes principais: os investidores e os fomentadores.  Investidores possuem capital de risco e investem em idéias promissoras, com probabilidade de sucesso no mercado.  Fomentadores alocam capital, subsidiado ou a baixo custo, em áreas de interesse de desenvolvimento sócio-econômico.  Em geral, são agências governamentais que tentam concentrar os esforços de especialistas em áreas de baixo rendimento ou baixo índice de desenvolvimento social.

A geração da inovação é realizada, primordialmente em quatro diferentes tipos de organizações: exploradores, mercadores, arquitetos e missionários.  As organizações exploradoras dedicam-se a explorar e gerar idéias inovadoras em seus laboratórios como fim em si de seu trabalho.  Podem ser laboratórios de pesquisa spin offs de grandes centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de empresas tradicionais, como o PARC, separado da Xerox e o Telcordia Technologies, separado do Sistema Bell.

Mercadores da inovação dedicam-se a licenciar e sublicenciar a tecnologia que desenvolveram ou que dispõem de terceiros.  Normalmente negociam patentes depositadas. Um exemplo de mercador é a Qualcom que desenvolveu a tecnologia code division multiple Access – CDMA. A Qualcom hoje dedica-se somente a incrementar sua carteira de empresas usuárias, produtoras de celulares.

Arquitetos da inovação são, na verdade, grandes incentivadoras do desenvolvimento tecnológico.  Objetivando criar valor para seus negócios, tais empresas desenvolvem arquiteturas complexas de necessidades e soluções, e as compartilham com outras empresas especialistas.  Assim, transferem os desafios tecnológicos para suas parceiras, mas absorvem seus produtos, uma vez desenvolvidos.  Exemplos de arquitetos são grandes empresas de aviação, como Boeing, Airbus, Embraer, que transferem suas necessidades tecnológicas para seus parceiros.

Por fim, Missionários são grupos e pessoas que desenvolvem tecnologias que servem uma causa.  É a causa que motiva os missionários, não o lucro.  Essa é a característica de muitos grupos ideológicos e religiosos, mas também é o fundamento das comunidades de desenvolvimento no setor de software.  É o caso dos desenvolvedores do open Office, Linux e outros.

A comercialização da inovação se dá normalmente por meio de dois protótipos de gestão final da inovação: marketeiros da inovação e os centros de solução total.  Ambas são organizações especializadas em levar as inovações para o mercado.   Os marketeiros são especialistas em identificar necessidades e criar liames com os consumidores de maneira a garantir o sucesso de inovações no mercado – não inventadas por eles – e a manter competidores longe de seus clientes.  Por exemplo, a Intuit conseguiu por vários anos manter a Microsoft afastada de seus clientes, usuários do Quicken (gerenciador financeiro individual), mantendo uma disciplinada interação com seus clientes que lhe deu profundo conhecimento de suas necessidades, permitindo-lhe gerir com maestria essa interface.

Os centros de solução total são empresas que proveem produtos e serviços completos a seus clientes. Eles oferecem os melhores serviços e produtos a seus clientes (tomando as idéias de onde for) a preços competitivos.  Como os profissionais de marketing, os centros de solução total sucedem vendendo as idéias de outros, mas são diferentes porque constroem conexões inabaláveis com seus consumidores, aumentando os recursos para um consumidor de acordo com suas especificações. Exemplos de centros de solução total são o Yahoo!, para consumidores finais e a IBM para consumidores industriais.  O primeiro permite ao internauta comprar, enviar/receber e-mail, administrar seu dinheiro, buscar emprego e manter-se atualizado.  O segundo vende soluções de tecnologia de informação, mas instala e dá suporte a equipamentos e aplicativos de qualquer fabricante.

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