Inteligência Competitiva e Hamel 2

No processo de diferenciação assim descrito, desenvolver a capacidade de inovar é uma das principais premissas. Nessa direção, uma opção estratégica para sustentar o esforço em direção ao aumento da capacidade de inovar, é sugerida por Chesbrough (2003), por meio dos princípios da inovação aberta.

Essa última se caracteriza por ser uma nova abordagem de aquisição e expansão de domínio tecnológico e da inovação de forma mais rápida e eficiente utilizando-se de idéias externas à organização e, ao mesmo tempo, de disponibilização, para outras empresas, de idéias, tecnologias e inovações geradas internamente.

Segundo Chesbrough (2008), há alguns elementos que ajudam a identificar se determinada empresa possui as características necessárias para que a inovação aberta funcione – e se compensa ou não adotá-la.

Um deles é a dinâmica tecnológica da empresa. Para um fabricante de mísseis nucleares, por exemplo, a inovação aberta não faz sentido, por causa do grau de confidencialidade inerente ao negócio da empresa.

Outros elementos são o grau de mobilidade de mão-de-obra, o grau de dispersão do conhecimento na área, o ritmo de nascimento de novas empresas no mercado e a relevância da presença da universidade no ramo de atuação da empresa.

Mas, em teoria, a inovação aberta é mais voltada às médias e grandes empresas. Com uma só ideia, uma pequena empresa consegue dobrar ou triplicar de tamanho ano após ano e seu esforço por busca externa de inovações tende a arrefecer.

Já as médias e grandes precisam manter um fluxo constante de inovações para garantir sua participação no segmento em que operam.

O volume e o esforço por inovações tornam-se mais intensos nessas empresas, porque crescimentos da ordem de 1%, 2% ou 10% ao ano precisam ser mantidos para assegurar suas posições.

Isso transforma a inovação, nessas empresas, um processo sistemático, de grande escala e eventualmente de alto custo.

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