Inteligência Competitiva Tecnológica – Níveis e métodos de pesquisa

A ciência visa explicar e representar a realidade. Para isso, ela deve descrever os fenômenos dessa realidade, classificá-los e finalmente explicá-los.

Níveis de pesquisa significa qual é a característica da pesquisa. Podem ser características descritivas, exploratórias ou explicativas (ACEVEDO, NOHARA, 2007).

Um estudo pode-se utilizar, por exemplo, de pesquisa exploratória e descritiva, ou seja, descrever as características de um grupo de empresas e procurar-se-á compreender as relações entre os constructos envolvidos (do problema de pesquisa e da metodologia), como estas empresas fazem prospecção da inovação e se utilizam da inteligência competitiva tecnológica para identificação de fontes de inovação.

Em uma segunda etapa, será utilizada a pesquisa descritiva quantitativa (BOYD e WESTFALL, 1987), também denominada de levantamento de campo (MATTAR, 1994), que tem como foco principal a comprovação das hipóteses para a amostra em questão.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s