CONSUMO, COMUNICAÇÃO E CASAS BAHIA LEVAM A CLASSE C (NOVA CLASSE MÉDIA) AO PARAÍSO

Alfredo Passos

CONSUMO, COMUNICAÇÃO E CASAS BAHIA LEVAM A CLASSE C (NOVA CLASSE MÉDIA) AO PARAÍSO

RESUMO

Enquanto parte das grandes questões relativas às dinâmicas atuais da cultura de consumo diz respeito a “desmaterialização” do produto, ou seja, a crescente idéia de bens imateriais como “experiências”, “informação”, “acesso”, empresas não só resistem a estes conceitos mas mostram que podem se tornar exemplos internacionais de acesso da nova classe média brasileira, ou classe C, ou baixa renda, como a Casas Bahia. Enquanto produtos como cd desaparecem, as redes virtuais e de relacionamento aparecem. Assim, como a comunicação se prepara para lidar com números tão expressivos, como os 13,9 bilhões de reais de faturamento; 4 bilhões de reais em vendas com carnês de pagamento; 11 milhões de clientes que freqüentam as lojas mensalmente, além de 60.000 funcionários; 2.400 analistas de crédito e 5,7 milhões de cartões de crédito próprio, nesta rede com 534 lojas em dez estados. Este artigo traz informações atualizadas sobre o consumo, com dados de estudos e pesquisas realizadas no Brasil, os desafios na comunicação com a Classe C e a empresa que tornou-se o maior anunciante do Brasil; Casas Bahia, referência nacional e internacional em varejo, e também para modelos de negócios que objetivam vender produtos ou serviços para a classe de baixa renda ou “nova classe média”.

Palavras-chave: Baixa Renda. Nova Classe Média. Comunicação e Práticas de Consumo. Casas Bahia. Varejo.

Para ler o artigo completo apresentado no 3o. Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, clique aqui.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s