Alfredo Passos – Artigos Científicos

  1. INTELIGÊNCIA COMPETITIVA: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS NAS EMPRESAS DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES 

Alfredo Passos, Dolores Mota Ferreira

Resumo 

A inteligência competitiva é um conceito que ganhou importância no âmbito da literatura dedicada à gestão organizacional quer pelo aumento da competitividade dos mercados, quer pela atual conjuntura económica mundial. Porém, carece ainda de sistematização, consenso e uniformização de conceitos bem como de uma avaliação mais profunda e alargada das práticas empresariais e organizacionais. Este trabalho procura contribuir para colmatar estes hiatos avaliando as percepções e práticas de inteligência competitiva nas empresas da Região Autónoma dos Açores. Nesta investigação o estudo centrou-se nas 200 Maiores empresas da Região.

Palavras-chave 

Inteligência Competitiva. Estratégia. Inovação. Administração. Gestão do Conhecimento.

http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/27383/14773

Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 6, Número Especial, p. 72-86, jan. 2016. http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc. ISSN: 2236-417X.

 

  1. UMA VISÃO SOBRE A TERCEIRA IDADE E AS MARCAS DE ALIMENTOS / A VISION OF THE ELDERLY AND THE MARKS OF FOOD

Marianna Sarno Carlini e Magnoni, Alfredo Passos

Resumo 

A melhor forma de compreender como a terceira idade brasileira se relaciona com as marcas de alimentos é através do diálogo com os idosos. Por isso, o objetivo da pesquisa foi o de compreender, por meio da ótica do consumidor de terceira idade, qual é a importância da marca de alimento e quais os fatores que interferem na escolha do produto alimentício. Foram analisadas as diferenças comportamentais em idosos de diferentes grupos demográficos e como as diferenças modificam a forma como eles interagem e compreendem as marcas de alimentos. A terceira idade é um segmento de mercado em que existem grandes possibilidades de investimento em pesquisa, comunicação e focalização conceitual. No entanto, campanhas e desenvolvimento de novos produtos devem sempre seguir um horizonte de identificação com as características de consumo, necessidades individuais e sinergia com as indicações e orientações dos profissionais de saúde.

Palavras-chave: Terceira Idade. Marcas Comerciais. Alimentos.

http://www4.fsanet.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/321

 

  1. Sistema de Prospecção da Informação em Ambiente Multifacetado: O Caso do Parque Tecnológico Nonagon, Açores, Portugal

A globalização e o aumento da competição entre países e empresas aumentam a busca constante por inovação e cada vez mais pela inovação dentro das premissas da inovação aberta. Um dos fatores que dá espaço para que a inovação aberta dê seus frutos nas organizações é um Parque Tecnológico. Para isso, no entanto, é necessário que o parque detenha um eficiente sistema de inteligência tecnológica. Nesse contexto, a presente pesquisa ocupa-se com o sistema de inteligência competitiva tecnológica de parque tecnológico selecionado, o Nonagon, Parque Tecnológico de São Miguel, Açores, Portugal é aqui percebido como uma organização de múltiplos componentes (empresas residentes) para os quais disponibiliza informações de caráter técnico. O objetivo geral dessa pesquisa é caracterizar o processo de prospecção de informações tecnológicas, no NONAGON, propondo contribuições aos processos formais de prospecção tecnológica compatíveis com a natureza multifuncional do parque. Para tanto, desenhou-se essa pesquisa como qualitativa exploratória, utilizando-se do estudo de caso único. Os principais resultados indicaram que o sistema de prospecção de informações tecnológicas é reconhecidamente existente, mas não percebido como um sistema formal dentro do parque. Conclui-se que embora a organização possua uma visão global de um sistema de prospecção da inovação para um ambiente multifacetado, caso de um parque tecnológico, o sistema de informações ainda não é tão ágil, pois essas informações nem sempre estão disponibilizadas para acesso imediato.

http://sistema.semead.com.br/15semead/resultado/an_resumo.asp?cod_trabalho=185

Palavras-Chave: Inteligência Competitiva Tecnológica, Inovação, Prospecção Informações Tecnológicas, Nonagon – Parque Tecnológico de São Miguel – Açores – Portugal, Estudo de Caso.

 

4.       O Papel da Inteligência Competitiva de Negócios Na Indústria Farmacêutica: O Estudo de Caso da Alcon Labs 

A indústria farmacêutica brasileira, com faturamento atingindo a marca de US$ 5,2 bilhões em 2002, ao longo dos últimos anos, vem experimentando alterações profundas em seu ambiente que contribuíram para acirrar a sua competitividade: a abertura econômica e a liberação dos preços dos medicamentos; a aprovação da Lei de Patentes em 1996; a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em 1999 e, principalmente, a promulgação da Lei dos Genéricos regulamentada em agosto de 1999. Além disso, nenhuma empresa isoladamente possui parcela expressiva de mercado, não sendo forte o suficiente para influenciar de maneira significativa o resultado da indústria como um todo. Diante disto, este artigo busca identificar o papel da Inteligência Competitiva de Negócios na indústria farmacêutica brasileira. Para tanto, realizou-se um estudo de caso na Alcon Labs do Brasil, empresa do segmento químico-farmacêutico que figura entre as 50 maiores empresas do segmento. Foram identificadas as principais características de um modelo de Inteligência Competitiva de Negócios, o posicionamento do departamento de inteligência dentro da estrutura empresarial e também os resultados que este departamento vem obtendo juntamente com a área comercial da organização estudada.

Palavras Chave: Inteligência Competitiva de Negócios; Indústria Farmacêutica; Competitividade

  1. Um Estudo Exploratório Sobre Inteligência Competitiva no Brasil

Este estudo, de caráter exploratório, visou analisar as ações diárias dos profissionais de Inteligência Competitiva, analistas e gestores, no Brasil. Foi desenvolvido através de uma amostra aleatória de 79 empresas entre as 500 maiores do Guia das Maiores e Melhores – Exame 2007, por meio de um questionário estruturado fechado e um roteiro de entrevistas semiestruturado. Procurou-se identificar o lócus funcional, processos e objetivos das organizações. Os principais resultados indicam que a maioria das empresas acompanham diariamente a atuação dos competidores, que a equipe de coleta é interna em sua grande maioria, que o nome da área recebe nomes diversificados e que parte representativa das unidades está subordinada ao departamento de marketing. O artigo apresenta ainda, uma pesquisa bibliográfica sobre estratégia, vantagem competitiva, fontes de vantagem competitiva; inovação em gestão; metodologia; resultados, limitações e recomendações para estudos futuros. Tendo em vista que o país vive o melhor momento econômico em três décadas, combinando estabilidade, aumento do consumo e da renda e investimentos recordes na produção, o presente estudo levanta questões práticas e importantes, para serem consideradas na utilização de Inteligência Competitiva como suporte à inovação em gestão.

http://sistema.semead.com.br/11semead/resultado/trabalhosPDF/623.pdf

 

  1. Um Estudo Exploratório Sobre A Relação Entre O Aumento da Concorrência e Orçamento de Marketing

Este estudo, de caráter exploratório, visou analisar se na maioria das empresas, o orçamento de marketing é baseado nas vendas ou em um percentual do lucro líquido, independente às vezes dos acontecimentos de mercado, com o aumento do ambiente competitivo, ou aumento da intensidade da concorrência. Foi desenvolvido através de uma amostra aleatória de 50 empresas, por meio de um questionário estruturado fechado. Os principais resultados indicam que a totalidade das empresas deste estudo reconhecem que a reação dos competidores é um problema e um assunto de preocupação da empresa, que não existe vínculo entre o aumento da competição e o aumento do investimento em marketing, que a competição será mais intensa e que o orçamento de marketing aumentou nos últimos 5 anos. O artigo apresenta ainda, uma pesquisa bibliográfica sobre estratégia e inovação em gestão; metodologia; resultados, limitações e recomendações para estudos futuros. Tendo em vista que o país vive o melhor momento econômico em três décadas, combinando estabilidade, aumento do consumo e da renda e investimentos recordes na produção, o presente estudo levanta questões práticas e importantes, para serem consideradas quando da elaboração de um orçamento de marketing.

http://sistema.semead.com.br/11semead/resultado/trabalhosPDF/641.pdf

 

  1. Legitimando A Inteligência Competitiva no Brasil: Reflexões e Encaminhamentos

O objetivo deste artigo é problematizar a seguinte questão: será a Inteligência Competitiva (IC) uma nova profissão no Brasil?, ou seja, buscou-se analisar elementos do processo de institucionalização da profissão de Inteligência Competitiva no Brasil via um ensaio teórico. Para tanto foi realizado um levantamento acerca dos conceitos centrais de IC, sua utilização em diversos paises do mundo, e um detalhamento sobre o desenvolvimento da utilização de IC no Brasil. Complementarmente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a teoria neo-institucional para realizar a análise do caso. As propostas de autores internacionais como Martinet e Marti (1995), Prescott e Miller (2002), apresentam fatos relacionados a história da atividade, bem como de seus principais autores nos primórdios da profissão, notadamente em outros países, com destaque para os Estados Unidos da América. Por outro lado, autores nacionais como Rodrigues & Riccardi (2007), buscam embasar suas observações em pesquisas exploratórias, onde o lócus funcional, objetivos, motivos, fontes, processos, usos, papel da TI e disciplinamento ético da IC foi estudado em organizações no Brasil. Verificou-se que no Brasil a IC pode ser classificada, conforme proposta metodológica de Tolbert e Zucker (1998), como estando na fase da objetificação, carecendo ainda de maiores esforços para sua institucionalização.

http://sistema.semead.com.br/11semead/resultado/trabalhosPDF/787.pdf

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