Inteligência Competitiva Varejo: Fluxo de pessoas em shoppings volta a cair em dezembro

O fluxo de pessoas nos shoppings brasileiros registrou recuo de 2,5% em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

A variação pode parecer pequena, mas em números absolutos representa uma queda de 9,3 milhões de visitas.

Esse resultado faz parte do Iflux – índice que mede a atividade comercial em shopping, desenvolvido pelo IBOPE Inteligência e pela Mais Fluxo.

Vale destacar que a maior queda acontece justamente na semana que antecede o Natal. Nas duas primeiras semanas do mês e na semana posterior ao dia 24, o fluxo permanece praticamente estável na comparação com 2015.

Confirmando a tendência observada em meses anteriores, os shoppings que apresentam melhores resultados em dezembro são os classificados como “dominantes” em seus mercados e os que atendem a um perfil de clientes mais qualificado (predominância de classe AB).

Os números mostram ainda que há grandes diferenças regionais. Os shoppings da região metropolitana do Rio de Janeiro, por exemplo, apresentam recuo médio de 6,5%, o maior entre todas as regiões analisadas. Na Grande São Paulo, o índice ficou praticamente estável (-0,8%) e na Grande Recife, positivo em 2,2%.

Fontes: IBOPE Inteligência e pela Mais Fluxo, 18/1/2017

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s