Inteligência Competitiva – Comunicação: Os novos viajantes e as oportunidades que as férias trazem

De acordo com o estudo Target Group Index Clickstream, fruto da parceria entre a Kantar IBOPE Media e a comScore, 32% dos usuários de internet em desktop que pretendem viajar de avião e já fizeram as suas reservas, acessaram sites de viagens nas últimas quatro semanas.

Fonte: Target Group Index CLICKSTREAM – Y17W1+2  (ago 15 a jun 16) e MMX  (abr 16), pretendem viajar de avião nos próximos 12 meses, usuários de internet em desktop

Vem chegando o verão e, com ele, as tão esperadas férias! Após um longo ano, com tantos acontecimentos, nada mais justo do que alguns dias para descansar E, para 59% dos brasileiros, das principais regiões metropolitanas, férias verdadeiras sempre incluem uma viagem.

Esta associação entre férias e viagens é tão relevante que um terço desse público pretende viajar de avião nos próximos 12 meses, em comparação com 28% da população. É claro que ter a intenção de viajar é somente o primeiro passo para um longo planejamento de férias, tanto que destes futuros viajantes, 69% ainda não planejou ou reservou sua viagem.

Para auxiliar quem pretende viajar de avião, mas ainda não efetuou a reserva, as principais influências na tomada de decisão relacionada a turismo e viagens são a família (31%), a própria experiência anterior (27%) e, claro, a internet (20%). Para 68% desse público, quando necessitam de informação, o primeiro lugar onde buscam é na rede mundial de computadores.

Hoje, os sites voltados para viagens podem definir acomodações, transportes e até destinos. Tanto que, de acordo com o estudo Target Group Index Clickstream, 32% dos usuários de internet em desktop que já reservaram sua viagem, acessaram sites de viagens nas últimas quatro semanas, em contraste com 27% do total de internautas que acessam pelo desktop.

Estes internautas que pretendem viajar de avião, independentemente de já terem se planejado ou não, também passaram cerca de 20% mais tempo nos sites de viagens. Além destes sites, eles também dispendem bastante tempo navegando nas Redes Sociais, sites de entretenimento e portais, embora tenham mais afinidade com conteúdos online sobre negócios e finanças, saúde e notícias e informação, como demonstra o gráfico abaixo.

As categorias de amplo alcance entre o público que pretende viajar, como redes sociais, busca e navegação, portais e entretenimento, podem contribuir com a divulgação dos sites de viagens. Da mesma forma, os sites de viagens podem ser a vitrine para outras categorias e produtos, principalmente entre as marcas que buscam jovens adultos de classes mais altas, como é o perfil dos visitantes destes sites.

Vale ressaltar que os meios também podem fazer esse papel de direcionamento do target para os sites. Tanto os que pretendem viajar como os visitantes de sites de viagens, tendem a consumir quase todos os meios acima da média, bem como 55% de ambos os públicos consome algum meio em simultaneidade com a internet e 28% fazem buscas na internet sobre os produtos que veem anunciados enquanto assistem TV. Dessa forma, é possível direcioná-los para uma campanha de um site de viagens, por exemplo, em diferentes meios, além da própria internet.

Fonte: Target Group Index CLICKSTREAM – Y17W1+2  (ago 15 a jun 16) e MMX  (abr 16), pretendem viajar de avião nos próximos 12 meses e visitou site de viagens nas últimas 4 semanas

Os visitantes de sites de viagens também demonstram relação mais forte com os meios, comparados com a população. Jornal e rádio fazem parte da sua rotina diária, confiam na mídia impressa para informação e as propagandas em revistas os agradam. Além disso, gostam de ter variedade na TV, ao mesmo tempo em que são fiéis a alguns programas.

Fonte: Target Group Index CLICKSTREAM – Y17W1+2 (ago 15 a jun 16) e MMX  (abr 16), visitou site de viagens nas últimas 4 semanas por desktop

Quanto maior for o conhecimento do público, melhor será o proveito tirado das oportunidades que o período de férias de final de ano trazem ao segmento de viagem e turismo. Para entendê-lo, é preciso ir além da audiência e conhecer seus hábitos, seus gostos, atividades online, off-line. Os meios – independentemente da plataforma em que são consumidos – formam uma poderosa ponte entre as marcas e o consumidor final. Portanto, mais do que nunca, se faz necessário ter acesso a informações que facilitem o planejamento de comunicação com o seu público-alvo.

Fonte: Kantar IBOPE Media

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