Inteligência Competitiva Empresas: Saiba quanto custa abrir uma franquia das 20 maiores redes do mercado

Fabio Motta/Estadão

Quer investir em uma franquia de peso para o mercado? Com base no banco de dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Estadão PME elencou algumas das maiores redes disponíveis para investimento no Brasil. Confira, a seguir, qual é o investimento necessário para abrir uma franquia com mais de 200 unidades no País. Foto: Fabio Motta/Estadão

1º – O BOTICÁRIO

O Boticário ocupa a primeira posição no ranking da ABF. Abrir uma unidade da rede exige um investimento inicial entre R$ 105 mil e R$ 450 mil, com um prazo de retorno de 18 a 36 meses e uma lucratividade de 8% a 10% do faturamento bruto. O faturamento médio é de R$ 70 mil por mês. A taxa mensal de franquia é de até 38% sobre as compras

2º – WIZARD

A taxa de franquia da franquia da escola de idiomas Wizard custa de R$ 15 mil a R$ 45 mil. Já o capital de giro necessário varia de R$ 20 mil a R$ 80 mil. O faturamento médio mensal gira em torno de R$ 120 mil e a lucratividade pode superar os 20%. O prazo de retorno estimado é de 18 a 24 meses

3º – COLCHÕES ORTOBOM

A rede de franquias Colchões Ortobom exige para a abertura de novas unidades um investimento inical entre R$ 90 mil e R$ 300 mil

4º – CACAU SHOW

Abrir uma loja da Cacau Show custa a partir de R$ 160 mil. A taxa de franquia é de R$ 40 mil e o capital de gir necessário é de R$ 25 mil. A empresa não divulga um faturamento médio. O prazo de retorno é de 18 a 24 meses.

5º – SUBWAY

O investimento inicial para abrir uma franquia da rede Subway varia de R$ 312 mil a R$ 555 mil, sem ponto comercial. A taxa de franquia está entre R$ 12,5 mil e R$ 25 mil, o capital para instalação varia de R$ 280 a R$ 500 mil e o capital de giro necessário fica entre R$ 20 mil e R$ 30 mil. O prazo de retorno do investimento é de 24 a 36 meses e o faturamento médio mensal do franqueado é de R$ 80 mil.

6º – MCDONALD’S

A última vez que o McDonald’s abriu processo seletivo para a escolha de novos parceiros foi há 14 anos, em 2001. Isso acontece devido à estratégia da Arcos Dorados, franquia master do McDonald’s na América Latina e Caribe. Assim que assinou seu contrato, em 2007, uma das primeiras iniciativas da empresa foi ‘fechar a casinha’ para o franchising, diminuindo drasticamente os parceiros na região.

7º – AM PM MINI MARKET

As franquias das lojas de conveniência AM PM são abertas dentro de postos Ipiranga. De acordo com a rede, é necessário ter um local definido em que pretende abrir um posto para avaliação. Após análise, a gerência de vendas entra diretamente em contato com o proprietário do terreno. Para preencher o formulário de abertura de posto é preciso acessar o site http://www.ipiranga.com.br, clicar em ‘Atendimento’ e depois em ‘Abrir um posto’ ou ‘Ser um Franqueado’.

8º – KUMON

Abrir uma franquia do Kumon exige um investimento inicial de R$ 25 mil a R$ 50 mil. O valor inclui taxa de franquia, capital de giro, aquisição de mobiliário e equipamentos. O prazo médio de retorno é de 18 a 24 meses e a lucratividade média é de 20% a 25% do faturamento. Os cursos de matemática e português são oferecidos desde a abertura da unidade. Já o inglês é incluído a partir do segundo ano de funcionamento mediante o alcance de determinados índices de qualidade.

9º – JET OIL

A franquia do serviço de troca de óleo Jet Oil segue os mesmos padrões da franquia AM PM. Elas só podem ser abertas dentro de postos Ipiranga. As informações podem ser acessadas no site http://www.ipiranga.com.br.

10º – BOB’S

A estimativa de investimento para abrir uma franquia do Bob’s vai depender da localização do ponto de venda, da área ocupada e do tipo de loja. O investimento mínimo é a partir de R$ 818,5 mil. A taxa de franquia é de R$ 80 mil. A taxa de marketing é de 4% da venda bruta e os royalties, de 6%

11º – BR MANIA

Para abrir uma loja BR Mania, é preciso ser preferencialmente revendedor de um posto Petrobrás ou possuir, com o revendedor ou com a BR, um contrato comercial que lhe permita a exploração do ponto. É possível enviar as solicitações por meio do site http://www.br.com.br. O investimento mínimo estimado é de R$ 180 mil.

12º – NOSSO BAR

A franquia Nosso Bar exige um investimento inicial a partir de R$ 38 mil e uma mensalidade de R$ 350 a R$ 650 por mês. O faturamento médio proposto é de R$ 40 mil com rentabilidade de 10% a 15%.

13º – CORREIOS

Para se tornar um franqueado dos Correios, o primeiro passo é participar do processo de licitação pública, mas no momento não existe nenhum processo aberto – o último ocorreu em 2011. Na época, o investimento inicial foi de R$ 148 mil e R$ 13,8 mil de capital de giro. A taxa inicial de franquia era a partir R$ 14,3 mil mais uma taxa mensal de 1% sobre a remuneração obtida pela franqueada. O prazo de retorno era de 120 meses.

14º – ESCOLAS FISK

Para abrir uma franquia Fisk é preciso investir de R$ 83,5 mil a R$ 494 mil. O faturamento médio mensal estimado é de R$ 35 mil com retorno de 12 a 24 meses

15º – CVC BRASIL

O investimento (excluindo-se luvas e despesas variáveis para aquisição do ponto) para abrir uma loja CVC é de R$ 45 mil a R$ 120 mil. O valor varia de acordo com o tamanho e localização da loja. O retorno é estimado em 24 a 28 meses

16º – DIA%

No modelo de franquia tradicional do Dia%, o investimento é de R$ 615 mil a R$ 815 mil. A previsão para o retorno do investimento de todos os modelos é de 24 a 36 meses e o faturamento médio mensal proposto é de R$ 891,3 mil. A marca tem hoje 634 unidades franqueadas e 306 unidades próprias.

17º – ÓTICAS DINIZ

A franquia da Óticas Diniz exige um investimento inicial de R$ 370 mil a R$ 520 mil, com faturamento médio de R$ 80 mil por mês.

18º – ÓTICAS CAROL

O investimento médio para abrir uma franquia da Óticas Carol é entre R$ 250 mil e R$ 430 mil, com retorno previsto em cerca de 24 meses. O capital de giro varia de R$ 50 mil a R$ 500 mil e o faturamento médio mensal é estimado em R$ 80 mil. Os royalties são de 4% sobre o faturamento bruto.

19º – CCAA

Abrir uma escola de idiomas CCAA vai exigir um investimento inicial de R$ 184 mil a R$ 345 mil. O faturamento médio mensal estimado é de R$ 39 mil. O prazo de retorno é de 24 a 36 meses.

20º – HERING

O investimento inicial para abrir uma franquia da Hering fica entre R$ 632 mil a R$ 948 mil.

Fonte: Estadão

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s