Inteligência Competitiva Empresas: Adidas cancela 6 mil vendas por falha no site durante Black Friday

Adidas liderou ranking de reclamações do Procon­SP no período e afirma que vai devolver dinheiro a clientes

A grife de artigos esportivos Adidas liderou o ranking de reclamações durante a Black Friday deste ano, realizada no dia 25. Segundo a Fundação Procon­SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, das 1.198 reclamações recebidas, 284 se referem à Adidas. A empresa registrou mais de 6 mil cancelamentos de compras, alegando problemas em seu site.

De acordo com comunicado divulgado pelo Procon­SP, o órgão vai chamar a Adidas para pedir o cumprimento das ofertas feitas no dia, que não foram efetuadas. Procurada pelo Valor, a Adidas informou que, devido aos “problemas operacionais”no seu site, ocorridos no dia 26/11/16, das 6:00 às 15:00, todos os pedidos efetuados no período foram cancelados. O período promocional previsto pela Adidas para a Black Friday foi de sexta (25) a domingo (28), além da segunda (29), com a Cyber Monday.

“Os preços de diferentes artigos foram alterados para R$ 129,99, em alguns casos reduzindo drasticamente seu valor de venda, e, em outros, deixando o produto mais caro que seu preço original”, afirma a filial da multinacional alemã. Além disso, muitos produtos que não estavam na promoção também passaram a ter descontos aleatórios superiores a 50%, o que contradiz a divulgação da própria empresa, que prometia “descontos de até 50%”, durante a Black Friday e a Cyber Monday.

A Adidas informou que está entrando em contato com cada um dos clientes que realizaram compras no dia, cujos valores serão integralmente devolvidos. Os motivos da falha estão sendo investigados por equipes do Brasil e da Alemanha, segundo a companhia. “Com o intuito de não prejudicar nenhum consumidor, o eCommerce da adidas foi colocado em manutenção e ficou off­line por aproximadamente cinco horas, para que nossos técnicos pudessem verificar e corrigir a acurácia de todos os dados variáveis impactados”, informa a companhia.

“A Adidas é uma empresa comprometida com os seus consumidores e sempre busca atendê-­los com o mais alto nível de excelência”. Sobre o Procon, a empresa informou que já está em contato com a entidade e “segue à disposição para quaisquer esclarecimentos.”

O plantão montado pelo Procon­SP para a Black Friday deste ano registrou 1.198 atendimentos e 342 pedidos de orientação sobre o evento promocional.

Os principais problemas relatados foram: pedido cancelado sem justificativa (23,8%); mudança de preço ao finalizar a compra (14,4%); produto/serviço anunciado indisponível (13,2%); e “maquiagem”do desconto (10,5%). Na edição do ano passado, a “maquiagem”do desconto havia liderado as queixas, com participação de 28,3%, seguida por produto/serviço indisponível (26%) e mudança de preço ao finalizar a compra (16,4%). No ano passado, a empresa mais reclamada foi a B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime).

Fonte: Daniele Madureira, Valor Econômico, 02/12/2016,­ 05:00. Foto: Krisztian Bocsi, Bloomberg.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s