Inteligência Competitiva significado – por Alfredo Passos

As empresas estão se utilizando mais de uma prática denominada Inteligência Competitiva – IC. Nos dias de hoje, os profissionais de IC, coletam, analisam e aplicam, legal e eticamente, informações relativas às capacidades, vulnerabilidades e intenções de seus concorrentes e monitoram acontecimentos do ambiente competitivo geral (PRESCOTT & MILLER, 2002).

O objetivo de monitorar o ambiente, ou seja, como concorrentes antes desconhecidos que surgem no horizonte ou novas tecnologias que podem alterar tudo, é o de coletar, analisar e colocar a empresa na fronteira competitiva dos avanços (PRESCOTT & MILLER, 2002).

A fronteira competitiva vem da tomada de decisão. Durante muito tempo, os gerentes confiaram na intuição para tomar suas decisões. Durante muito tempo, decisões importantes se basearam não em dados, mas na experiência e no julgamento do responsável pela decisão (DAVENPORT & HARRIS, 2010).

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: