Inteligência Competitiva – Amostra (Pesquisa)

Uma amostra pode ser classificada como probabilística ou como não probabilística. A amostra probabilística tem como principal característica o fato de que todos os elementos que a compõe têm a mesma chance de serem escolhidos, resultando em uma amostra representativa da população (FREITAS et al., 2000). A amostra não probabilística, no entanto, “é obtida a partir de algum critério, e nem todos os elementos da população têm a mesma chance de serem selecionados, o que torna os resultados não generalizáveis” (FREITAS et al., 2000).

A amostra em questão, para este estudo, é considerada não probabilística (“…e nem todos os elementos da população têm a mesma chance de serem selecionados, o que torna os resultados não generalizáveis”, (FREITAS et al., 2000), uma vez que os questionários enviados às empresas não terão a mesma chance de serem respondidos – os mesmos serão respondidos apenas pelas empresas que, voluntariamente, desejam respondê-lo. Além disso, uma parte da amostra será obtida através da amostragem por conveniência, que é um tipo de amostra não probabilística onde os participantes são escolhidos em função da sua disponibilidade.

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