O conceito de Open Innovation ou Inovação Aberta

A era da “Inovação Aberta”, ou da inovação de fontes globais começa a se delinear como um novo paradigma na concepção dos negócios hodiernos. Chesbrough (2003) cunhou o termo “Open Innovation” no início desta década. Dentro da percepção de abertura dos negócios além dos limites da empresa, outros autores como Jonash; Sommerlatte (1999) – Innovation Premium, com especial ênfase para estes últimos, já apontavam a premência das empresas de última geração de adotarem a inovação produzida fora de suas paredes.

Em 2000, Hamel e em 2001 Hagel III apontam um novo paradigma no campo dos negócios – de que estratégia somente não é mais suficiente para sustentar negócios vencedores. Para competir bem, as empresas precisam revolucionar a forma de conceber seus negócios. Para ambos é preciso enveredar por caminhos alternativos na forma de gerir os atributos de acesso a bens e serviços disponibilizados pelos negócios. Todas essas idéias estão estreitamente ligadas à centralidade da inovação como fundamento da flexibilização dos processos de negócio.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: