“Inteligência Competitiva no Brasil: um panorama do status e função organizacional”

Em estudo apresentado no Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2006, denominado “Inteligência Competitiva no Brasil: um panorama do status e função organizacional”, o Professor Doutor Leonel Cezar Rodrigues considera que a partir dos princípios de maturidade em IC, pode-se apontar que o contexto das empresas sediadas no Brasil, pesquisadas (estudo acima citado) ainda está em seus primeiros estágios.

Buscando a lógica de sustentação do sistema de IC, explicitada em Riccardi; Rodrigues (2003), pode-se identificar quatro áreas de contribuição da IC para seu objeto principal, a inovação.

São elas: (a) infra-estrutura de TI;

(b) Gestão do conhecimento;

(c) plataformas de inovação; e

(d) aprendizagem organizacional.

O ajuste destas áreas, integradas pelos sistemas de IC, permite à empresa estimular a inovação, seja em seu negócio, seja em seus produtos. Quanto maior for o domínio e uso destes elementos de forma coerente e orientada para a geração da inovação, mais completa ou madura a organização em termos de uso da IC para criar vantagens competitivas.

Por isso, para explicar o tema “Modelos de Prospecção Tecnológica/Inovação” de forma clara, pode-se abordar nesta fundamentação, como exemplo a Ilustração abaixo, que mostra as contribuições das áreas e a integração dos sistemas de IC para a determinação do nível de maturidade em IC numa organização.

Assim, empresas que tenham estas quatro áreas estruturadas para gerar inovação ou renovar-se estrategicamente estariam em situação de uso ideal de seus sistemas de IC. Empresas que ainda não possuem estas áreas, ou possuem uma, duas ou três destas áreas estruturadas estão em estágios decrescentemente menos maduros de uso da IC.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: