Demanda por MBA continua em queda

Você está pensando em se inscrever num MBA? Agora pode ser uma boa hora.
O número de inscrições para programas de MBA de dois anos e tempo integral que começam neste semestre caiu em média 9,9% em relação a um ano atrás, segundo dados novos do Conselho de Admissão de Pós-Graduação em Administração, que realiza o teste GMAT, exigido pela maioria dos MBA. O declínio marca o terceiro ano consecutivo de queda no total de inscrições.
Um terço dos cursos de MBA em tempo integral relataram queda de mais de 10%, segundo a pesquisa, que incluiu 649 cursos de MBA e outros ligados a negócios em 331 faculdades do mundo inteiro.
Historicamente, o interesse em pós-graduação aumentava quando o mercado de trabalho piorava, mas a incerteza prolongada sobre o crescimento econômico futuro tem desmotivado alguns interessados em fazer MBA. Isso tem acontecido apesar do fato que algumas empresas que sempre ajudaram os estudantes a pagar o curso não mudaram a política. Porta-vozes do Goldman Sachs Group Inc., do Credit Suisse Group AG e do Morgan Stanley disseram que não estão mudando a quantia que costumam contribuir para a mensalidade do MBA.
“Eles vão ficar em seus empregos até verem que há um retorno para esse investimento [de cursar MBA]”, disse Wendy Huber, diretora associada de admissão da Escola de Administração Darden, da Universidade da Virgínia. “Eles querem saber que o pessoal do RH está fazendo fila.” O número de inscrições no MBA em tempo integral da Darden caiu “cerca de 10%”, disse Huber.
A Faculdade de Administração de Harvard também não está imune. As inscrições para seu MBA de tempo integral que começa neste semestre caíram 4%, para 9.134 em relação a um ano antes, o que ajudou a impulsionar o índice de aceitação da faculdade de 11% para 12%.
Os programas em meio período também estão lutando para atrair estudantes e 46% deles divulgaram declínio no volume de inscrições este ano.
A Faculdade de Administração Stern, da Universidade New York, teve uma queda de 9,8% no número de inscritos em seu programa de meio período este ano. “A maioria das pessoas que se inscreve no programa já tem emprego, e há menos gente trabalhando hoje em dia”, disse Isser Gallogly, reitor assistente de admissão para o MBA. “As pessoas não se inscrevem no MBA quando estão tentando encontrar um emprego”, disse ele.
Uma área positiva para o estudo da administração são os mestrados especializados. Cursos de gerenciamento, contabilidade e finanças divulgaram alta no volume de inscritos. O total de inscrições para esses programas tem aumentado nos últimos anos graças aos formandos da graduação interessados em vitaminar o currículo antes de partir para o mercado de trabalho.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s