Inteligência Competitiva Imóveis 2: Novos hábitos das famílias ditam mercado nas metrópoles

EDUARDO MAY ZAIDAN
ESPECIAL PARA A FOLHA

Diversos fatores contribuíram para a produção de imóveis com metragens mais reduzidas nos últimos anos.

Em uma cidade como São Paulo, a exemplo da maioria das metrópoles, as pessoas passam cada vez mais tempo fora de casa, atraídas pela variadíssima oferta de atividades de lazer, culturais e gastronômicas.

É cada vez mais comum o hábito de sair para comer, encontrar os amigos e a família em algum programa que antes se fazia em casa.

Nos novos condomínios, ótimas áreas de lazer passaram a ser oferecidas além do tradicional salão de festas, piscinas, espaços gourmet, “lounge”, brinquedotecas e salas de fitness.

Outros pontos a considerar são a diminuição do número de pessoas por família, a forte presença das mulheres no mercado de trabalho, que não passam o dia todo em casa, a oferta reduzida de trabalhadores domésticos e o aumento do custo dos serviços.

Mas o espaço urbano é finito, as legislações ordenam e restringem a ocupação e a metragem quadrada das edificações, os terrenos e novas áreas se tornam escassos, o custo da construção é maior pelas dificuldades de abastecimento, logística, regulação e mão de obra mais cara, além da exigência do mercado por imóveis mais equipados e sofisticados.

O custo de um imóvel será sempre maior nas grandes cidades que nas médias ou nas pequenas, o que também favorece o mercado dos apartamentos de menor tamanho.

EDUARDO MAY ZAIDAN, engenheiro civil, é vice-presidente de Economia do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo)

Publicado na Folha de S.Paulo – Mercado, 6/9/2011.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s