Makro fecha 2008 com crescimento de 9,8% e lucro líquido de R$ 99,6 milhões

São Paulo, 27 de março de 2009 – O ano de 2008 foi um marco bastante importante para o Makro, líder do setor atacadista brasileiro.

Com a abertura de 8 novas lojas, a rede chegou a 65 lojas, 62 restaurantes e 26 postos de combustíveis.

A rede ampliou a oferta de soluções de crédito para seus clientes, com o lançamento do Cartão Makro em parceria com o banco ibi.

Entrou em novos negócios, com foco em Televendas, Delivery e Contas Corporativas. Realizou com sucesso a segunda edição do evento Makro Extravaganza, para capacitação de seus clientes.

Criou um novo conceito de adega e empório para clientes profissionais, o Speciale.

“Todas as iniciativas que realizamos ao longo de 2008 fortaleceram nossa estratégia de suprir as necessidades dos nossos clientes profissionais conquistando sua confiança e fidelidade. Além disso, trabalhamos com a nossa missão de ser um canal eficiente de distribuição para a indústria”, afirma Rubens Batista Junior, presidente do Makro no Brasil.

Em 2008, o Makro atingiu vendas brutas de R$ 4,991 bilhões, com um aumento de 9,1% em relação ao ano anterior. As vendas líquidas totais da rede atingiram R$ 4,351 bilhões, crescendo 9,8% em relação a 2007.

O lucro líquido atingiu R$ 99,6 milhões, representando 7,9% de crescimento em relação ao ano anterior. O EBITDA atingiu R$ 194 milhões, o que representou um aumento de 6% sobre o ano anterior.

A margem bruta total atingiu 14,2%, significando um incremento de 0,4% sobre o ano anterior. O resultado operacional atingiu R$ 147,1 milhões, crescendo ainda 4,2% em comparação com 2007.
No ano passado, o Makro investiu R$ 194,8 milhões em seu plano de expansão, o maior investimento feito pela rede em um único ano.

Esse valor foi aplicado na abertura de 8 novas lojas (Petrolina-PE, São Leopoldo-RS, Montes Claros-MG, Campina Grande-PB, Araçatuba-SP, Porto Velho-RO, Presidente Prudente-SP e Campos dos Goytacazes-RJ), reconstrução de 1 loja (Manaus Moderna-AM) – totalmente destruída em um incêndio – e na remodelação de 15 lojas.

Adicionalmente, foi investido R$ 14,3 milhões em reparos e manutenção de lojas existentes. O total de investimentos e despesas de manutenção foi de R$ 209,1 milhões.

Na operação do Cartão Makro, a companhia teve um ótimo retorno, chegando ao final do ano com 518 mil cartões emitidos e uma participação de 10% nas vendas. Além disso, a rede fechou o ano com um total de 2,3 milhões de clientes registrados, o que representou um incremento de 27,4% na base.

“O ano de 2008 foi de muitas conquistas para o Makro e, em 2009, continuaremos crescendo e fortalecendo nossa atuação em novos negócios, com o contínuo desafio de melhorar nossa eficiência operacional e a redução de custos”, completa Batista.
Fonte: FSB Comunicações

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