A riqueza da África

A análise de novos mercados internacionais para expansão de uma empresa, passa pela compreensão de questões econômicas, sociais, políticas, e também pela compreensão da realidade social da população.

Um bom exemplo é a constatação que o continente africano é mais rico do que a Índia.

Em seu novo livro, sobre mercados de consumo emergentes na África, com lançamento previsto para 2008, Vijay Mahajan, Professor Titular da Universidade do Texas, mostra que em 2005, a média da Renda Nacional Bruta (RNB) per capita de todas as 53 nações africanas foi de US$ 954, mais de US$ 200 superior à da Índia.

As 12 nações africanas, com população somada de cem milhões de pessoas, tiveram RNB per capita maior do que a China. Em outros 20 países, 263 milhões de habitantes no total, a RNB per capita foi superior a da Índia.

Assim, se por um lado, entrar neste mercado, é enfrentar os desafios econômicos, políticos, sociais, jurídicos, médicos e sociais, por outro lado, é reconhecer que muitas empresas já provaram que é possível.

Basta analisar a demanda de celulares, televisores, serviços bancários, entre outros.

Fonte: Harvard Business Review, Junho 2007

10 thoughts on “A riqueza da África

  1. Bem claro, porém poderia ter destacado mais a questão de um país com desigualdades socias.
    De um lado, riquezas, hotéis luxuosos, pessoas poderosas. De outro… Pobreza, fome, miséria, moléstias etc. De cada 9 crianças africanas que nascem 7 tem soro positivo.

    Gostei muito de vocês estarem destacando a África como um país de riquezas e é isso que esse continente é, porém não podemos esquecer que apesar de tantas riquezas há milhões de pessoas a baixo da linha da miséria.

    Like

  2. achei ótimo esse sitie pois eu estava justamente no colégio teotonio marques dourado filho pesquisando sobre esse assunto a riqueza da África no qual eu pesquisei e verei quanto irei ganhar na nota mais ta muito bom!

    Like

  3. Olha so eu so tenho 10 anos tenho muito pra aprender mas por tudo quer aprende.Nos devemos valorizar a Africa;por que varias coisas que sabemos e por causa da Africa como:a capoeira etc… bom e esse o meu recardo. PRESERVE A AFRICA.

    Like

  4. Por favor gente em ajudem
    eu preciso saber
    eu to na 6º serie
    e tenho um trabalho para o dia 19 de maio
    e nao acho as riquezas da África
    Por favor gente me ajudem?

    Like

  5. olha deveria ter mas assuntos falar mas sobre as riquezas q esistem na África…
    porque quem vê as histórias daÁfrica cinhese ela como um país muito pobre ..então deveria ter mas assuntos para mostar q a África ñ é tão pobre

    Like

  6. e verdade mas ……………. a jente de uma sociedade ou de um Pais ……… tao pobre ……. nao …. podemos , juga outro Pais… pq nao e so na Africa que tem …. tamta desgraças …. pq o pais que vivemos … esta uma verdadera porcaria …….. o BRASIL…. esta ficando assim mesmo .. por tanta desigualdade ,,, ass …. weniton abreu….. 17 anos

    Like

Leave a comment