3.Livros

A LCTE Editora publicou 4 livros do especialista em Inteligência Competitiva, Alfredo Passos, nestes últimos anos:

Homem no Fogão e Mulher na Gestão:

Como Antecipar Movimentos de Mercado e da Concorrência em um Mundo Dirigido pela Maior Participação das Mulheres nas Compras de Produtos e Serviços, através de Estratégia e Inteligência Competitiva com Enfoque Global e Local

De Alfredo Passos e Sandra Maria Martini. São Paulo : LCTE Editora, 2010. 511 p. ISBN: 9788579420245

O livro apresenta os mais recentes artigos científicos, estudos de caso, conceitos, metodologias, teorias e exemplos práticos sobre Inteligência Competitiva, Inteligência Competitiva Tecnológica e Inovação Aberta.

Dividido em duas partes. Na primeira parte estão descritos os fundamentos em Inteligência que todo profissional precisa conhecer para iniciar ou se desenvolver neste campo de trabalho, como definições, ciclo de Inteligência, benefícios de Inteligência para empresa, além do perfil profissional exigido nos países desenvolvidos.

Na segunda parte contém práticas avançadas para a prática e a Gestão em Inteligência. Como criar uma cultura corporativa, como se manter a par dos avanços tecnológicos, entre outros temas.

Ainda capítulos voltados as necessidades de Inteligência, como entrevistas, relatórios e condições para o bom andamento do trabalho.

Também conceitos e práticas da coleta de informações em Inteligência, acesso às fontes de informação, desenvolvimento de técnicas e transposição da informação para o formato apropriado a empresa.

E uma das partes mais importantes, ou seja, o coração do trabalho: a análise em Inteligência. Além de um capítulo reservado a discussão sobre Comunicação em Inteligência, bem como, o que é Inteligência.

Indicado para executivos, profissionais de Inteligência Competitiva, Inteligência de Mercado, Marketing, Comunicação, Vendas, Pesquisa de Mercado, Planejamento Estratégico, bem como estudantes de graduação e pós-graduação (Stricto sensu e Lato sensu), de administração, pesquisa de mercado, comunicação social, biblioteconomia, relações internacionais, entre outras.

Capa de Ana Cossermelli.

Compre este livro e receba-o em sua casa ou escritório, clique aqui.

Inteligência Competitiva para Pequenas e Médias Empresas: Como superar a concorrência e desenvolver um plano de marketing para sua empresa

Prefácio: Prof. Dr. Alexandre Gracioso

Diretor Nacional de Graduação da ESPM

Capa: Aline Annunciato Ikeda

“Inteligência competitiva” se faz presente quando da elaboração de planos estratégicos, planos de marketing, planos de vendas e, principalmente, planos de desenvolvimento de negócios. Recomendado para cursos de administração, comunicação social e marketing, para as disciplinas Inteligência Competitiva, Gestão Estratégica e Ambiente de Negócios Globalizado.

Publicação para empresários e profissionais de pequenas e médias empresas que buscam diferenciais e vantagens competitivas para suas empresas, produtos e serviços.

Compre aqui

Inteligência Competitiva – Como fazer IC acontecer na sua empresa

Inteligência Competitiva - Como fazer IC acontecer na sua empresaEste livro apresenta as principais estratégias, ferramentas e técnicas para implantação ou desenvolvimento de uma área de Inteligência Competitiva em empresas, por especialistas brasileiros. Neste livro, você vai conhecer como se antecipar às ações dos concorrentes, prever mudanças de mercado, descobrir novos ou potenciais concorrentes, monitorar novas tecnologias, produtos e serviços que possam afetar sua empresa, além de monitorar as mudanças no ambiente externo, como: assuntos regulatórios, mudanças políticas, entre outras, minimizando os riscos na tomada de decisão. A experiência dos autores neste tema, em empresas nacionais e internacionais, com unidades de IC implantadas, vai permitir que você compreenda os métodos de coleta e análise de dados para identificar e avaliar os pontos fortes e fracos de empresas concorrentes. Além disso você pode aplicar as ferramentas e técnicas para transformar informações em inteligência e assim gerar ações com resultados para o negócio da empresa. O leitor poderá identificar competidores existentes e emergentes, suas potenciais estratégias competitivas e por último comunicar as implicações, resultantes de análises que enriquecem o processo de tomada de decisão.

Compre aqui

E a Concorrência… não levou !- Inteligência Competitiva para gerar novos negócios empresariais.

E A CONCORRENCIA … NAO LEVOUO número de produtos e serviços cresce a cada dia em todo mundo. Com isso mercados e consumidores tornam-se cada vez mais exigentes. Conhecer e alinhar a estratégia empresarial às tendências do ambiente externo, tornou-se um imperativo para bons resultados nos negócios. Por isso, os profissionais já não podem tomar decisões empresariais ou estratégicas, baseadas em seus instintos ou intuições. Em muitos setores econômicos, uma decisão errada pode tirar a empresa da liderança ou mesmo do mercado. Este livro apresenta os fundamentos essenciais para a decisão sobre a implantação de um Sistema de Inteligência Competitiva, em pequenas, médias ou grandes empresas.

Compre aqui

Foi em 1.999 que dois professores da ESPM, Alfredo Passos e Eduardo Rienzo Najjar, procuraram responder as várias perguntas de estudantes e profissionais sobre carreira e marketing pessoal. Entre as perguntas estavam: o que é marketing pessoal? Devo fazê-lo? Planejar carreira? E se meu potencial não está sendo posto em prática? E para mudar de emprego? Qual o melhor caminho a seguir?

E foi assim que nasceu Carreira e Marketing Pessoal: Da Teoria à Prática, editado pela Negócio Editora.

Além da teoria o livro apresenta cases de sucesso entre empresários e executivos brasileiros, além de apresentar e discutir as opiniões de importantes profissionais especialistas em carreiras, educação e mercado de trabalho.

(Edição Esgotada)


Deixe um comentário

13 Comentários

  1. Olga Odeth Adao Miguel

     /  11/09/2009

    gostei muito dos livros , o livro inteligéncia competitiva ajudar-me-á muito no meu pequeno negócio.
    Mais tenho outra preocupação, estou a procura de livros que abordem sobre crédito em geral e em particular crédito automóvel.

    Curtir

    Resposta
  2. Poderia me dizer por favor qual dos 3 livros voce me sugeri obrigado.

    Curtir

    Resposta
    • Olá Cristian,
      Creio que um bom começo é o E A CONCORRÊNCIA … NÃO LEVOU! – INTELIGÊNCIA COMPETITIVA PARA GERAR NOVOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS.
      Na medida que o seu interesse aumenta, os dois outros irão ajudar com mais referências sobre o assunto.
      Obrigado pela mensagem.
      Saudações,
      Alfredo Passos

      Curtir

      Resposta
  3. Gregory Cotrim

     /  28/09/2011

    Caro Alfredo Passos, gostaria de saber se vc conhece a coleção “Inteligência Competitiva” da Thesaurus Editora de Brasília.

    Em breve será lançado o 2° Volume. Veja esses dois livros e dê sua opinião.

    http://www.nosrevista.com.br/2011/09/27/analise-estrategica-estudos-de-futuro-no-contexto-da-inteligencia-competitiva/

    http://www.thesaurus.com.br/livro/2846/analise-estrategica-estudos-de-futuro-no-contexto-da-inteligencia-competitiva/?affid=nosrevista_gc

    http://www.facebook.com/event.php?eid=274117662601504

    Curtir

    Resposta
    • Sim Gregory, por estar nesta área costumo acompanhar as publicações. Muito obrigado pela mensagem de toda forma e vamos manter os profissionais também informados. Saudações, AP

      Curtir

      Resposta
  4. Boa noite Alfredo,

    Escolhi o tema Inteligência de Mercado para a minha dissertação de conclusão de curso (MBA) e estou selecionando a Bibliografia que irá suportar meu trabalho. Gostaria de receber, se possível, alguma recomendação de livros, considerando a diversidade de publicações seria ótimo ter uma indicação.

    Muito obrigada!

    Curtir

    Resposta
    • Olá Melina,
      Obrigado pela mensagem. Aqui no Blog no menu 5.Mais sobre IC você irá encontrar livros, blogs, comunidades e vídeos que poderão te ajudar nesta dissertação.
      Qualquer dúvida só escrever, boa sorte, bom trabalho, AP.

      Curtir

      Resposta
  5. Pedro Xavier da Penha

     /  15/02/2012

    Prezado Prof. Alfredo Passos,

    Estou escrevendo um projeto de pesquisa sobre Gestão da Informação e Inteligência competitiva para Pequena e Média empresas da Microrregião Central de Minas Gerais. Vc tem alguma orientação de metologia de pesquisa par esse segmento?

    Curtir

    Resposta
  6. Laíz Lopez

     /  28/05/2012

    Boa noite Alfredo Passos, gostei muito deste teu espaço sobre inteligência competitiva. Atualmente atua na área de consultoria em certificação de produtos, gostaria de aplicar conceitos e técnicas de IC no meu negócio, bem como serviços ofertados. Que livro você me indicaria para desenvolver esta questão? Um abraço e sempre vou acompanhar teu espaço. Quero me desenvolver nesta área, sou graduanda em administração de empresas.

    Curtir

    Resposta
  7. Pedro Leando

     /  04/06/2012

    Prof A.P eu pretendo ter uma noção ampla do k diz respeito a inteligencia conpetitiva, a saber quas são os passos para execussão de um bom marting pessoal visto k sou estudante, musico e modelo.

    Curtir

    Resposta
  8. Gislaine

     /  20/03/2013

    Ola Alfredo Passos, gostei muito deste teu espaço sobre inteligência competitiva, este ano estou fazendo TCC sobre Inteligencia Competitiva para pequenas empresas, gostaria que me sugerisse livros para aprimoramento de conclusão do curso.
    Grata

    Curtir

    Resposta
  1. A LCTE Editora publicou 4 livros do especialista em Inteligência Competitiva, Alfredo Passos | Inteligência Competitiva por Alfredo Passos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.232 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: