Nestlé/DPA inaugura fábrica de processamento de leite em Palmeira das Missões (RS)

A Nestlé/DPA (Dairy Partners Americas, joint venture formada com a cooperativa neozelandesa Fonterra, maior exportadora de lácteos do mundo) inaugurou, na cidade de Palmeira das Missões, a 370 km de Porto Alegre, uma nova unidade de processamento de leite com capacidade para processar até um milhão de litros por dia. O empreendimento contou com um investimento inicial de R$ 30 milhões.

A cidade de Palmeira das Missões ofereceu excelentes condições para a instalação desta fábrica por estar estrategicamente localizada em uma privilegiada bacia leiteira. A unidade irá gerar cerca de 950 empregos diretos e indiretos, além de movimentar a economia local, já que todo o leite processado será captado na região, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Com 4 mil metros quadrados de área construída, a nova fábrica adota conceitos inovadores de coleta, manuseio e processamento da matéria-prima como, por exemplo, a desidratação do leite, realizada a frio para que não haja alteração nas características e no sabor do leite.

Dentro das diretrizes do Grupo Nestlé de respeito absoluto ao meio ambiente, a fábrica de Palmeira das Missões também incorpora modernos sistemas que visam à preservação da região. Exemplo disso é a tecnologia aplicada no tratamento de efluentes, que devolve a água ao meio ambiente por meio de quatro quilômetros de tubos, distribuídos em uma área de 150 mil metros quadrados, evitando dessa forma a erosão do solo. A unidade também não utiliza queima de óleo na geração de vapor: o método utilizado é o aquecimento de água a gás, que reduz a quase zero a emissão de gases na atmosfera.

Responsabilidade Social

Alinhada ao conceito Nestlé/DPA de responsabilidade social, que busca gerar valor aos acionistas a longo prazo sempre criando também valor para a sociedade em que está inserida, a Nestlé/DPA desenvolverá iniciativas junto aos seus fornecedores de leite locais, fomentando assistência técnica a esse grupo.

Um dos destaques do programa envolverá pequenos produtores de agricultura familiar com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico dessas famílias, estabelecendo condições para o desenvolvimento da atividade leiteira de forma sustentável e, conseqüentemente, garantindo a permanência dos produtores no campo.

Esta iniciativa terá a parceria da Universidade Federal Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul, que dará apoio técnico.

A Nestlé/DPA dará todo o aporte financeiro ao programa. As famílias receberão orientação e capacitação sobre diversos temas voltados à melhoria da produção de leite, como, por exemplo, manejo de ordenha, qualidade do leite, manejo sanitário do rebanho e utilização estratégica de alimentos concentrados e volumosos para os animais.

Projeto semelhante já foi implantado pela Nestlé/DPA na cidade de Andradina, no noroeste do estado de São Paulo, que mudou a vida de 27 famílias de pequenos produtores. Antes do projeto, os produtores, sem acesso à tecnologia e à orientação para adoção das mais adequadas práticas de produção, muitas vezes tinham que se desfazer de seus animais em determinadas épocas do ano por falta de alimento suficiente. Com as orientações técnicas, hoje a situação é totalmente diferente: eles produzem leite com qualidade durante o ano inteiro.

Os resultados são animadores: no início do programa, em 2005, a produção média de leite era de 68 litros/dia e em 2007 atingiu a marca de 90 litros/dia. A média de produção por animal cresceu de 5,7 litros/dia para 8,1 litros/dia – índices que indicam um aumento médio de 42,1% na média anual de produção diária de leite por produtor. No aspecto econômico, houve uma evolução de 132,4% em aumento de renda obtido na atividade leiteira. Isso aumentou a auto-estima do grupo, que hoje encara a atividade leiteira como um negócio que pode contribuir para a sua melhoria de vida e de toda a família.

Fonte: CDN São Paulo

Bom dia e bom trabalho.

About these ads
Deixe um comentário

1 comentário

  1. carlos

     /  06/03/2011

    A economia brasiseira deve muito a Nestlé , é muito bom ter produtos com qualidades para conssumir………………

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.199 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: